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Título: A imagem do Corinthians após a crise de rebaixamento do time em 2007/2008
Autor(es): Borges, Loiany Galeno
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Marketing esportivo
Clubes de futebol
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Data de apresentação: 18-Set-2013
Data de publicação: 5-Nov-2013
Referência: BORGES, Loiany Galeno. A imagem do Corinthians após a crise de rebaixamento do time em 2007/2008. 2013. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a imagem do Sport Clube Corinthians Paulista após a crise de rebaixamento do clube ocorrida no final do ano de 2007. Para tal, primeiramente definimos o conceito de imagem organizacional a ser utilizado neste trabalho, a partir da definição apresentada na obra de Almeida (2009). Para melhor análise da gestão de imagem do clube, fizemos um levantamento bibliográfico – retomando a imagem do clube desde seus primórdios, analisamos um clipping de notícias sobre o Corinthians no jornal Folha de S. Paulo e no Globo Esporte.com para avaliar a imagem do time junto a mídia no momento em que foi rebaixado e quando voltou para a Primeira Divisão –, além de aplicarmos um questionário, para avaliar a percepção dos torcedores (corintianos e não corintianos) sobre o clube. Os resultados indicam que, apesar do momento difícil vivido pelo Corinthians, a imagem do clube não sofreu grandes abalos em sua imagem, devido tanto à sua identidade bastante consolidada, quanto às medidas gerenciais tomadas pelos dirigentes do clube. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aims to study the image of the Sport Club Corinthians Paulista after the relegation from top-division teams crises ocurred in the end of the year 2007. To do this, first there is the definition of organizational image to be used in such work, which is presented in the work of Almeida (2009), This concept explains the importance of the participation of symbolic elements constituents of organizational image and guides the present study or a better club image analysis, a questionnaire was applied to evaluate the perception of the soccer fans (corinthians fans or not) of the image managment of the club. A clipping and its analisys were also performed to evaluate the image of the club in the moment it has been relegated and when it was promoted back to the first division. The results showed that althought the hard situation Corinthians was experiencing, the club image wasn't widely affected, so due its widely consolidated identity, as to the management measures taken by the club leaders.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
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