Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VeraLuciaDoNascimentoSantos.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da arte contemporânea no ensino escolar : arte e sustentabilidade em diálogo
Outros títulos: The importance of contemporary art in school education : a dialogue between art and sustainability
Autor(es): Santos, Vera Lúcia do Nascimento
Orientador(es): Santos, Franciele Filipini dos
Assunto: Arte moderna Séc. XX
Arte - estudo e ensino
Consciência ambiental
Arte na educação
Data de apresentação: 9-Set-2013
Data de publicação: 5-Nov-2013
Referência: SANTOS, Vera Lúcia do Nascimento. A importância da arte contemporânea no ensino escolar: arte e sustentabilidade em diálogo. 2013. x, 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O desejo pelo aprofundamento de uma pesquisa sobre o tema arte contemporânea, foi motivado pela observação com relação à necessidade de qualificar o ensino da arte no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Águas Lindas de Goiás – GO, onde realizei um estudo de pesquisa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e o incômodo causado pela presença de grande quantidade de lixo deixada na sala de aula diariamente pelos alunos, sendo que, na maioria das ocasiões são as embalagens dos alimentos industrializados que eles comem. Quando se trata de estabelecer um grau de sensibilização, acerca dos problemas ambientais próximos, relacionados diretamente com a cidadania, o conhecimento da arte contemporânea e da educação ambiental, podem contribuir para uma reflexão coletiva em função da prática de atitudes que reduzam o impacto do lixo na natureza. Surgiu com isto, a necessidade de se definir o que vem a ser a temática da poética de alguns artistas da arte contemporânea, bem como identificar os instrumentos de prevenção da problemática em questão. Por fim, a pesquisa se imbuiu de identificar a realidade do ambiente escolar no que se refere à formação dos professores, ao material didático disponível para a realização das práticas pedagógicas em sala de aula, relacionando-os com as artes visuais, por meio de algumas obras pré-selecionadas. Para tanto, é apresentada uma metodologia de trabalho fundamentada na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que se devidamente utilizada pelos professores de arte, oferece uma possibilidade de melhoria na qualidade do ensino e na capacidade de reflexão sobre a arte e a realidade no processo da aprendizagem do aluno. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The willing to go deeper in the research about contemporary art came from the need for qualification of the art teaching at Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, a school in Águas Lindas de Goiás – GO. There a study was made with students from the 9th year of Primary School. The students felt disturbed by the presence of a great quantity of rubbish left in the classroom, most of the time the packages were from the food they eat. When trying to establish a degree of environmental awareness that are near, directly connected to citizenship, the knowledge about contemporary art and environmental education can contribute to a collective reflection concerning the attitudes that and can reduce the impact of garbage against nature. Therefore, came the need to define what the poetic thematic from some contemporary artists was, as well as identify the instruments to prevent the point at issue. Finally, the research focuses on identifying the reality of the school environment concerning teacher qualification and teaching material available for the pedagogical practices in classroom, relating them with visual arts by means of pre-selected literary works. For this purpose, this paper presents a work methodology based on the triangular approach of Ana Mae Barbosa - that if properly used by Art teachers, can offer a possibility of improvement of teaching quality and reflection on art and the reality of the student’s learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa Pró-licenciatura em Artes Visuais, Trabalho de Conclusão de Curso, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons