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Título: Perfilar coisas : o inumano no centro da narrativa jornalística
Autor(es): Amate, Elisson Tiago Barros
Orientador(es): Paniago, Paulo Roberto Assis
Assunto: Jornalismo literário
Jornalismo - manuais de estilo
Redação de textos jornalísticos
Periódicos
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 5-Nov-2013
Referência: AMATE, Elisson Tiago Barros. Perfilar coisas: o inumano no centro da narrativa jornalística. 2013. 123 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em redações e universidades brasileiras o incentivo à produção do perfil jornalístico aumentou depois de mais de duas décadas sem uma publicação reconhecida pelo desenvolvimento do gênero. Nos anos 2000, o perfil voltou ao cenário do país por meio de jornais-laboratórios e imprensa especializada, na tentativa de resgatar a tradição da revista Realidade. Centrado num protagonista, cuja história é desenvolvida fora dos cânones da biografia e da reportagem, o perfil é uma narrativa que almeja o registro do instante do personagem. Por muito tempo, essa prática esteve ligada às histórias de vida, ao focar apenas seres humanos. O uso de técnicas de jornalismo literário, disseminadas principalmente pelo novo jornalismo norte-americano, em revistas como The New Yorker, trouxe, porém, experimentações que questionam a necessidade de se fazer perfis apenas sobre pessoas. Ao analisar três relatos centralizados em figuras não humanas, esta pesquisa pretende expandir as possibilidades de se escrever um perfil, independentemente do personagem escolhido. ____________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Dans les salles de presse et universités brésiliennes, la incitation à la production du portrait journalistique a augmenté après plus de deux décennies sans une publication reconnue dans le développement du genre. Dans les anées 2000, le portrait est tourné au scénario du pays par les jounaux universitaires et presse spécialisée, une tentative de faire un rançon de la tradition de la magazine Realidade. Centrée sur le protagoniste, dont l’histoire est développée dehors des canons de la biographie et du reportage, le portrait est une narrative que aspire un enregistrement du moment du personnage. Pendant longtemps, cette pratique a été liée aux histoires de vie, en concentrant seulement des êtres humains. La utilisation de certaines techniques de journalisme littéraire, disséminées surtout pour le nouveau journalisme américain, dans magazines comme The New Yorker, a apporté, toutefois, experimentations que contestent le besoin de faire portraits entièriment sur les personnes. En faisant des analyses de trois rapports centralisés dans formes non-humaines, cette recherche vise à étendre les possibilités de s’écrire un portrait, indépendamment du personnage choisi.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
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