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Título: Os currículos de filosofia do ensino médio dos estados do centro-oeste brasileiro : manifestações à educação no Brasil
Autor(es): Rodrigues, Rennan de Moraes
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Ensino médio
Currículo escolar
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 1-Nov-2013
Referência: RODRIGUES, Rennan de Moraes. Os currículos de filosofia do ensino médio dos estados do centro-oeste brasileiro: manifestações à educação no Brasil. 2013. 42 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca analisar os currículos de Filosofia para o Ensino Médio dos Estados da região Centro-Oeste do Brasil, interessado nas relações dos currículos e as transformações, tanto no âmbito da política e da economia, quanto no âmbito da educação e da cultura, por que passam as sociedades na Contemporaneidade. Assumindo que existem vinculações de imanência entre Currículo, Modernidade e Contemporaneidade, tem por objetivo principal investigar as relações dos currículos compreendendo-os como um artefato indissociável da Educação Escolarizada moderna. Diante das novas ligações entre o moderno e o pós-moderno, o papel dos currículos é manifesto, considerando os imperativos curriculares que hoje são tomados como naturais e desejáveis. Perpassando por alguns pontos da história educacional brasileira, o trabalho procura ainda investigar o que se pretende com os currículos e suas incitações, ao articulá-los com o ensino de filosofia e os documentos educacionais brasileiros. Por fim, procura tratar das possibilidades espaciais destes currículos a partir de seus discursos manifestados na organização curricular, valendo-se também dos estudos acerca da Colonialidade. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the curricula for the high school's Philosophy in the Midwest states region of the Brazil, interested in the relations of the curricula with transformations that are societies in Contemporary, both in politics and economics as in education and culture. Assuming that there are linkages of immanence between Curriculum, Modernity and Contemporary, main intention is investigate the relationship of curricula understanding them as an artifact inseparable from modern School Education. Faced with new links between the modern and the postmodern, the role of curricula is manifest, considering the curricular imperatives that are now taken as natural and desirable. Pervading some points of the Brazilian educational history, this work also seeks to investigate what is intended with the curricula and their incitements. to link them with the teaching of philosophy and Brazilians educational documents. Finally, appear attempts to explain the spatial possibilities of these curricula from his speeches manifested in the curriculum organization. To achieve this aim, it also uses the studies about Coloniality.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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