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dc.contributor.advisorHahn, Alexandre-
dc.contributor.authorMendes Junior, Gilmar Jorge-
dc.identifier.citationMENDES JUNIOR, Gilmar Jorge. A revolução copernicana de Kant: algumas observações acerca da metafísica como ciência. 2013. 56 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.en
dc.description.abstractEsse trabalho aborda vários aspectos da metafísica de kantiana. Kant pretende promover uma verdadeira mudança no modo de pensar a metafísica, já que o contexto no qual ele escreve a Crítica da Razão Pura era dominado pela metafísica escolástica, que chama de dogmática. Para o filosofo a metafísica deveria deixar o campo da escuridão especulativa e se guiar pelo caminha das ciências tal como a matemática e a física. Essa metafísica dogmática trabalhava assuntos como a liberdade da alma, a bondade de Deus entre outras neste sentido. Essa forma de trabalhar a metafísica não era capaz de responder às críticas formuladas pelos céticos. Deste modo, para Kant a metafísica deveria servir como uma propedêutica do modo de pensar e não como se fazia antes. Para realizar de modo eficaz essa sua empreitada ele sugere algumas alterações na maneira como se fazia metafísica. Principalmente, a mudança no método e na forma como se vai ao objeto do conhecimento. A primeira é a substituição do método de analise lógica, que era praticado pelos escolásticos, para o método de analise e síntese, ou método de descoberta e prova, dos geômetras gregos. Conquanto, a segunda consiste na modificação do caminho, quando se almeja o conhecimento a priori. Antes, trilhava-se tal via do objeto para o sujeito e, a partir da proposta kantiana, o percurso deve ser feito do sujeito para o objeto. Com esta mudança de caminho, consolida-se algo semelhante à revolução de Copérnico. Antes de Copérnico, as estrelas giravam ao redor do homem, inclusive o Sol, e depois dele ocorre o inverso. Depois dessas primeiras considerações, ainda são necessários alguns pontos a fim de estabelecer a metafísica enquanto ciência. O principal deles é que, já que seu conteúdo é absolutamente a priori, ela deve operar sempre segundo juízos sintéticos a priori. Então, para responder a pergunta de como é possível a metafísica enquanto ciência, ele deve antes responder como são possíveis juízos sintéticos a priori. Portanto, são apresentados vários dos conceitos que constituem a metafísica Kantiana, a fim de mostrar a resposta de Kant às questões acima citadas. Conceitos como: os princípios do entendimento puro; a faculdade de julgar; as intuições puras; os conceitos puros do entendimento; e a lógica transcendental. _______________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work discusses various aspects of Kantian metaphysics. Kant seeks to promote a real change in way metaphysics was thought, since the context in which he wrote the Critique of the Pure Reason was dominated by scholastic metaphysics, which calls dogmatic. For the philosopher, metaphysics should leave the field of speculative darkness and walks guided by science such as mathematics and physics. This dogmatic metaphysics worked issues as freedom of the soul, the goodness of God and others subjects like that. This way of working metaphysics was not able to respond to criticisms made by skeptics. Thus, for Kant's metaphysics should serve as a propaedeutic of the way of thinking and not like it was donne before. To effectively accomplish his enterprise, he suggests some changes to the way it was donne metaphysics. Mostly, the change in the method and how someone goes to the object of knowledge. The first is the replacement of the method of logical analysis, which was practiced by the Scholastics, to the method of analysis and synthesis, or method of discovery and proof of the Greek geometers. While the second consists in the modification of the road, when you crave a priori knowledge. Before, trailed up such a route from the object to the subject, and after the Kantian proposal, the route should be made from the subject to the object. With this change of route, consolidates up something similar to the Copernican revolution. Before Copernicus, the stars revolved around the man, including the sun, and after him the opposite occurs. After these first reflection, some points are still needed to establish metaphysics as a science. The main one is that, since its content is absolutely a priori, it must always operate second synthetic judgments a priori. So, to answer the question of how it is possible the metaphysics as a science, it must meet before answer how synthetic judgments a priori are possible. Therefore, there are shown several of the concepts that constitute the metaphysics of Kant, in order to show the Kantian answer to the questions mentioned above. Concepts such as the principles of the pure understanding, the faculty of judging, the pure intuitions, pure concepts of the understanding, and transcendental logic.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordKant, Immanuel, 1724-1804en
dc.subject.keywordEspaço e tempoen
dc.subject.keywordMetafísicaen
dc.titleA revolução copernicana de Kant : algumas observações acerca da metafísica como ciênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-30T13:06:30Z-
dc.date.available2013-10-30T13:06:30Z-
dc.date.issued2013-10-30T13:06:30Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6452-
dc.language.isoPortuguêsen
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