Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6448
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NatáliaRochaMarques.pdf582,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Noites em fragmentos : uma leitura de Bernardo Soares em Fernando Pessoa e em Mário Cláudio
Autor(es): Marques, Natália Rocha
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Pessoa, Fernando, 1888-1935
Livros e leitura
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 30-Out-2013
Referência: MARQUES, Natália Rocha. Noites em fragmentos: uma leitura de Bernardo Soares em Fernando Pessoa e em Mário Cláudio. 2013. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras–Português)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Realiza-se uma leitura comparativa entre Boa noite, Senhor Soares, obra do escritor Mário Cláudio, e o Livro do Desassossego, que apresenta Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa, como seu principal autor e voz narrativa. Considera-se a referência explícita a Bernardo Soares e a seu contexto social, no livro de Cláudio, como ponto principal de estudo, a partir do qual se estabelecem as análises do foco narrativo, do tempo, do espaço, das personagens e da estrutura do enredo nas obras. Esses parâmetros essencialmente literários são também ponderados sob os aspectos extratextuais, em que se apresentam as realidades históricas e de produção de Pessoa e Cláudio, pois os escritores se inscrevem nas obras, sobrepondo-se à atividade de sua escrita e tornando-se parte do mundo estético e literário da sua prosa de ficção. Portanto, objetivando-se o exame das semelhanças, diferenças e particularidades que permeiam o diálogo literário entre as produções dos escritores portugueses acerca de Bernardo Soares, o estudo se propõe a: revisar os contextos históricos e literários em que as obras e seus escritores se inserem; formular o perfil de Soares em cada livro; problematizar e interpretar as implicações do foco narrativo; explicitar e analisar as intertextualidades e a diversidade de pontos de interseção que se relacionam nas obras, concluindo-se a formulação de um trabalho de análise articulada dos textos em estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons