Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoséCarlosFerreiradaSilva.pdf835,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Royalties do petróleo e eleições municipais : o caso brasileiro
Autor(es): Silva, José Carlos Ferreira da
Orientador(es): Lucas, Vander Mendes
Assunto: Petróleo - aspectos políticos
Finanças municipais
Data de apresentação: 12-Jul-2013
Data de publicação: 25-Out-2013
Referência: SILVA, José Carlos Ferreira da. Royalties do petróleo e eleições municipais: o caso brasileiro. 2013. 69 f. Monografia (Bacharelado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho monográfico estudou os impactos da quantidade de royalties recebidos pelos municípios nos resultados das eleições municipais no Brasil. Foram analisadas as eleições municipais dos anos de 2008 e 2012 para os municípios que recebem royalties derivados da exploração de petróleo e gás. Artigos anteriores analisaram o impacto de outras variáveis nas reeleições regionais em vários países, e, com base nesses estudos, este trabalho procurou investigar os efeitos da inclusão da variável royalties, utilizando, para isso, um modelo de probabilidade. Os resultados apontam para a existência de relações positivas entre a quantidade de royalties recebida pelos municípios e a probabilidade de reeleição dos prefeitos, e também para efeitos positivos relacionados à elevação das receitas derivadas da exploração de petróleo e gás na reeleição dos prefeitos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons