Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6421
Título: | A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física : estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz |
Autor(es): | Pedroso, Ene Paulo dos Santos |
Orientador(es): | Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição |
Assunto: | Voleibol Educação física Prática de ensino - educação física |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 25-Out-2013 |
Referência: | PEDROSO, Ene Paulo dos Santos. A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física: estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. |
Resumo: | O presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos. Abrange os estudos de caso em uma das escolas da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, o qual está situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Pretendeu-se com o estudo verificar a prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física. Para isso fez-se uso de questionário direcionado aos professores, na intenção de servir de embasamento no aprofundamento da temática e relaciona-los fazendo transferências com pesquisas de autores como Lino Castellani, Marques, Gabriel Chalita, dentre outros. Abordou-se sobre o histórico do voleibol, desde a sua concepção seu significado e hoje é a segunda modalidade mais aceita pelos jovens do país desta forma também como o voleibol é desenvolvido nas aulas de Educação Física; o voleibol e o processo pedagógico, que busca uma reflexão do fazer educação respeitando suas qualidades e diferenças, assegurados pela compreensão e sensibilidade humana. Demonstra os resultados do trabalho analisando o ponto de vista dos docentes sobre a temática abordada. Aqui sustentamos que a prática de uma modalidade altamente competitiva nos meios esportivos, quando inserido na escola deve tornar-se em jogo de cooperação buscando a interação, inclusão e socialização. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Polo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons