Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EnePauloDosSantosPedroso.pdf305,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física : estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz
Autor(es): Pedroso, Ene Paulo dos Santos
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Voleibol
Educação física
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 25-Out-2013
Referência: PEDROSO, Ene Paulo dos Santos. A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física: estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos. Abrange os estudos de caso em uma das escolas da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, o qual está situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Pretendeu-se com o estudo verificar a prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física. Para isso fez-se uso de questionário direcionado aos professores, na intenção de servir de embasamento no aprofundamento da temática e relaciona-los fazendo transferências com pesquisas de autores como Lino Castellani, Marques, Gabriel Chalita, dentre outros. Abordou-se sobre o histórico do voleibol, desde a sua concepção seu significado e hoje é a segunda modalidade mais aceita pelos jovens do país desta forma também como o voleibol é desenvolvido nas aulas de Educação Física; o voleibol e o processo pedagógico, que busca uma reflexão do fazer educação respeitando suas qualidades e diferenças, assegurados pela compreensão e sensibilidade humana. Demonstra os resultados do trabalho analisando o ponto de vista dos docentes sobre a temática abordada. Aqui sustentamos que a prática de uma modalidade altamente competitiva nos meios esportivos, quando inserido na escola deve tornar-se em jogo de cooperação buscando a interação, inclusão e socialização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Polo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons