Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AndreiaMartineledaSilva.pdf544,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do bibliotecário na gestão da informação na área do comércio e indústria
Autor(es): Silva, Andréia Martinele da
Orientador(es): Baptista, Sofia Galvão
Assunto: Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Bibliotecários - formação profissional
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 20-Out-2009
Referência: SILVA, Andréia Martinele da. O papel do bibliotecário na gestão da informação na área do comércio e indústria. 2009. 81 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: As exigências do cenário atual trazidas pelo desenvolvimento social e econômico, somadas aos avanços das tecnologias da informação e comunicação levaram as organizações a investirem e buscarem vantagens competitivas em diversas frentes entre elas a Gestão da Informação. Com o objetivo de atender as necessidades dos tomadores de decisão das empresas, buscam tornar a informação útil, com valor agregado, visando o bom desempenho das empresas no mercado competitivo. Este estudo objetivou verificar o papel do bibliotecário atuante na gestão da informação na área do comercio e indústria, um seguimento em que a informação é tida como insumo essencial ao funcionamento de uma organização. Identificou-se o perfil desse profissional, as habilidades e competências, as responsabilidades e compromissos com a qualidade de seus serviços. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura em gestão da informação e gestão do conhecimento, proporcionando a fundamentação teórica necessária para a realização de um estudo de caso, por meio do qual foram levantados os dados obtidos com as entrevistas realizadas com bibliotecárias que atuam como gestoras da informação na área do comércio e indústria. Com a análise dos dados levantados no estudo de caso, concluiu – se que o bibliotecário gestor da informação dessa área específica além de realizar praticamente todas as atividades bases da gestão da informação citadas na revisão de literatura, ainda possui um perfil empreendedor, criativo, dinâmico, buscando sempre atualização na sua área de atuação. Sua principal função é gerir a unidade de informação onde trabalha, tratando e disseminando a informação de acordo com os objetivos da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.642
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.