Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Caetano, Andresa de Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Edileusa Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Sandra Enoe de Lima | - |
dc.identifier.citation | CAETANO, Andresa de Lima; SILVA, Edileusa Costa; SILVA, Sandra Enoe de Lima. “Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA”. 2010. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | A escola atual é fundamentada na transferência de conhecimento e na visão do aluno como mero receptor, sem conhecimentos, valores, capacidade crítica e, sobretudo, sem voz ativa. No Centro de Ensino Médio 03 do Gama, a maioria dos professores da Educação de Jovens e Adultos tenta desmitificar essa prática, pois vêem em cada aluno um ser único, rico em conhecimentos, habilidades, saberes e vivências. O objetivo deste Projeto de Intervenção Local é demonstrar como aulas ou atividades diferenciadas podem motivar a criatividade, a vontade de aprender e despertar talentos inertes, tanto no aluno quanto no professor. Esse trabalho exemplifica como a construção coletiva do conhecimento é possível com a criação de ambientes de aprendizagem que utilizam as diferenças e diversidades como ferramenta de trabalho e demonstra que a educação compartilhada funciona como um instrumento para resgatar a autoestima, aprimorar as capacidades e as habilidades, desenvolver o empreendedorismo, explorar as riquezas culturais da sociedade e estimular o respeito pelo outro e pelo mundo. Concluímos, por meio das progressivas intervenções realizadas na aula da Química do Amor e no Projeto Resgatando Valores, que mudanças na educação , por mais que adequadas, só se tornam efetivas quando correlacionadas aos projetos de vida dos alunos e que a motivação e a construção do saber são ações cíclicas e ilimitadas que necessitam de reciprocidade exigindo, para tanto, um esforço coletivo e contínuo de todos os envolvidos nesse processo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | en |
dc.title | “Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA” | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-24T13:22:33Z | - |
dc.date.available | 2013-10-24T13:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-24T13:22:33Z | - |
dc.date.submitted | 2010-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6412 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Evasão | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6412 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|