Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AndresaCaetano_EdileusaSilva_SandraSilva.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorCaetano, Andresa de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Edileusa Costa-
dc.contributor.authorSilva, Sandra Enoe de Lima-
dc.identifier.citationCAETANO, Andresa de Lima; SILVA, Edileusa Costa; SILVA, Sandra Enoe de Lima. “Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA”. 2010. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractA escola atual é fundamentada na transferência de conhecimento e na visão do aluno como mero receptor, sem conhecimentos, valores, capacidade crítica e, sobretudo, sem voz ativa. No Centro de Ensino Médio 03 do Gama, a maioria dos professores da Educação de Jovens e Adultos tenta desmitificar essa prática, pois vêem em cada aluno um ser único, rico em conhecimentos, habilidades, saberes e vivências. O objetivo deste Projeto de Intervenção Local é demonstrar como aulas ou atividades diferenciadas podem motivar a criatividade, a vontade de aprender e despertar talentos inertes, tanto no aluno quanto no professor. Esse trabalho exemplifica como a construção coletiva do conhecimento é possível com a criação de ambientes de aprendizagem que utilizam as diferenças e diversidades como ferramenta de trabalho e demonstra que a educação compartilhada funciona como um instrumento para resgatar a autoestima, aprimorar as capacidades e as habilidades, desenvolver o empreendedorismo, explorar as riquezas culturais da sociedade e estimular o respeito pelo outro e pelo mundo. Concluímos, por meio das progressivas intervenções realizadas na aula da Química do Amor e no Projeto Resgatando Valores, que mudanças na educação , por mais que adequadas, só se tornam efetivas quando correlacionadas aos projetos de vida dos alunos e que a motivação e a construção do saber são ações cíclicas e ilimitadas que necessitam de reciprocidade exigindo, para tanto, um esforço coletivo e contínuo de todos os envolvidos nesse processo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)en
dc.title“Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA”en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-24T13:22:33Z-
dc.date.available2013-10-24T13:22:33Z-
dc.date.issued2013-10-24T13:22:33Z-
dc.date.submitted2010-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6412-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSantos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6412pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.