Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Angelim, Maria Luiza Pereira | - |
dc.contributor.author | Lima, Cleide Ferreira | - |
dc.contributor.author | Souza, Luciano Matos de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cleide Ferreira; SOUZA, Luciano Matos de. O papel da orientação educacional em EJA diante do mundo do trabalho. 2010. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | O Projeto Intervenção Local é o inicio da etapa mais importante deste Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, pois, é a partir dos conhecimentos oferecidos pelo curso, que iremos de fato aplicá-lo no nosso ambiente escolar e social. O PROEJA é considerado um programa inovador e um avanço nas políticas públicas em EJA como um dos instrumentos que vem contribuir para superar a exclusão escolar. A escola hoje tem que acompanhar os avanços tecnológicos que muito contribui para a permanência dos educandos, já que o mundo do trabalho exige que eles estejam antenados a estes avanços. Na atual conjuntura econômica, é pertinente que se tenha educandos preparados para o mundo do trabalho. O PROEJA, surge nesse quadro respaldado pela legislação brasileira que enfatiza a importância da integração entre educação propedêutica/geral com a educação profissional. Neste sentido, há necessidade de ressignificar, não só o conteúdo (economia solidária, cultura, cooperativismo) como a própria atuação dos profissionais de educação na formação dos educandos de EJA. Ratificando o que sempre é dito sobre EJA Trabalhadores, um tema complexo, mas necessário para superação de problemas nesta área. No Centro de Ensino Médio 03 buscaremos evidenciar o quanto os Orientadores Educacionais no PROEJA podem contribuir na construção do currículo integrado possibilitando aos educandos de EJA a sua inserção no mundo do trabalho, procurando identificar as verdadeiras razões que conduzem o educando a uma sucessão de entradas e saídas da escola sem garantir a conclusão da educação básica e Apoiar a caminhada do educando dentro da escola através do Serviço de Orientação Educacional para promover a sua inserção no mundo do trabalho. A metodologia que será desenvolvida será pesquisa-ação, em conjunto o conselho escolar, os alunos, gestores, professores, orientadores educacionais e as parcerias numa ação construção de contínua e coletiva. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | en |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | en |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | en |
dc.title | O papel da orientação educacional em EJA diante do mundo do trabalho | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-24T11:58:35Z | - |
dc.date.available | 2013-10-24T11:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-24T11:58:35Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6407 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Linhares, Maria do Socorro da Silva | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Orientação educacional | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6407 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|