Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NelciMoreiraAlves.pdf123,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perfil do professor da EJA : sua formação
Autor(es): Alves, Nelci Moreira
Orientador(es): Machado, Maria Margarida
Coorientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Professores
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Formação profissional
Professores - formação
Data de apresentação: Jun-2010
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: ALVES, Nelci Moreira. O perfil do professor da EJA: sua formação. 2010. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2010.
Resumo: A educação de jovens e adultos exige um preparo diferencial dos professores. Ainda existe a idéia, por parte de leigos e até de pessoas ligadas à educação, de que basta ter a experiência de ensinar a crianças e será possível desenvolver em salas de jovens e adultos as mesmas metodologias e avaliações. Sendo assim, há um desafio crescente para as universidades no sentido de garantir/ampliar os espaços para discussão da EJA, seja nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, sendo fundamental para isto considerar a produção já existente em Educação de Jovens e Adultos. Avaliando este ponto importante o objetivo deste trabalho é identificar a formação dos professores que atuam na EJA-Anápolis, para compreender suas práticas pedagógicas, investigar o contexto sócio-histórico da realidade da formação dos professores da EJA-Anápolis, para entender a formação de cada professor que atua na Escola Municipal “Dona Alexandrina”,comparar o currículo da EJA e as propostas pedagógicas elaboradas pelos professores nos planejamentos semestrais, para saber se estão atendendo à realidade do alunado da Escola Municipal “Dona Alexandrina”, elaborar um documento de solicitação de mudanças nas grades curriculares dos cursos de docência das Universidades de Anápolis fazendo menção à necessidade de contemplarem a formação do professor para a prática docente na EJA, para mostrar a necessidade de ampliar o currículo dos cursos de formação de professores para atender à Educação de Jovens e Adulto e criar um grupo de estudo com a participação dos professores que estão atuando na EJA da Escola Municipal “Dona Alexandrina”, como forma de formação continuada proporcionando práticas reflexivas que irão mudar e ampliar o fazer pedagógico de cada professor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6402
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.