Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RobertoBrandaoDeAraujo.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O xadrez escolar como um jogo estratégico no processo de ensino aprendizagem nas turmas de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Alberto Santos Dumont
Autor(es): Araujo, Roberto Brandão de
Orientador(es): Ferreira, Denize do Carmo Colares
Assunto: Xadrez
Jogos de tabuleiro
Educação física (Ensino fundamental)
Desempenho escolar
Data de apresentação: 6-Jul-2013
Data de publicação: 23-Out-2013
Referência: ARAUJO, Roberto Brandão de. O xadrez escolar como um jogo estratégico no processo de ensino aprendizagem nas turmas de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Alberto Santos Dumont. 2013. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013.
Resumo: Desenvolver um estudo sobre a temática “O xadrez escolar como um jogo estratégico no processo de ensino aprendizagem nas turmas de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Alberto Santos Dumont” partiu da necessidade de compreender de que forma a implantação desse jogo estratégico no currículo escolar e nas aulas de educação física contribuiria no processo de ensino aprendizagem dos educandos. O xadrez deve ser implantado nas aulas de educação física e como atividade interdisciplinar na escola possibilitando um maior aprendizado dos alunos do ensino fundamental. A ideia de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Neste ponto, o xadrez é uma atividade primordial não só por atingir às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e autoconfiança, como se adequando às exigências da educação moderna. O presente estudo tem por objetivo analisar a influencia do xadrez escolar na aprendizagem dos alunos nas turmas de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Alberto Santos Dumont. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que possibilita um conhecimento primário para que futuras análises e estruturações conceituais possam ser elaboradas. A referida escola conta com 12 turmas, com uma média de 30 alunos totalizando 360 educandos matriculados. Dentre as turmas supracitadas, a pesquisa foi realizada com as duas turmas da 8ª série do ensino fundamental, sendo ela a 821 e 822 do turno vespertino com uma média de 34 alunos, o que totaliza 68 alunos regularmente matriculados. A revisão bibliográfica ocorreu mediante uma leitura sistemática, com a elaboração de fichamentos e resenhas de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao assunto em estudos abordados por diferentes autores. Como forma de aproximar o leitor da realidade pesquisada, as referidas questões foram respondidas pelos alunos das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual Alberto Santos Dumont, localizada no Município de Santana no estado do Amapá. O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar é uma atividade que além de proporcionar o lazer também dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Mais do que a técnica do jogo, torna-se necessário o reconhecimento do conteúdo do xadrez, como uma ferramenta de apoio à prática pedagógica, aos professores de educação física. Com isso, sabe-se que por meio do diálogo com outras disciplinas, torna-se possível a aplicação deste conteúdo, desde que em conformidade com o debate proposto no campo da educação: a formação humana é um caminho possível em prol da emancipação social por meio da criticidade. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Develop a study on the topic "The chess school as a strategic game in the teaching- learning process in the final years of primary school State School Alberto Santos Dumont" departed from the need to understand how the implementation of this strategic game in the school curriculum and in physical education classes would help in the teaching learning process of students. Chess should be deployed in physical education classes and interdisciplinary activity in school as enabling greater learning of students of primary school. The idea of bringing chess to schools lies in the fact that it is a sport teaching, which assists in the development of other curriculum subjects. At this point, chess is an activity essential not only for achieving the characteristics of sport, stimulating, among others, the competitive spirit and self- confidence, as if adjusting to the demands of modern education. This study aims to analyze the influence of the chess school on student learning in the final years of primary school State School Alberto Santos Dumont. This work was characterized as a qualitative, descriptive, enabling a primary knowledge for future analysis and structuring concepts can be developed. That school has 12 classes with an average of 30 students a total of 360 students enrolled. Among the groups mentioned above, the survey was conducted with two classes of final grades of elementary school, though she is 821 and 822 of the afternoon shift with an average of 34 students, totaling 68 students enrolled. The literature review was through a systematic reading, with elaboration of fichamentos and reviews of each work, so as to highlight the points pertinent to the issue addressed in studies by different authors. As a way of bringing the reader the reality studied, those questions were answered by the students of the upper grades of elementary school State School Alberto Santos Dumont, located in the municipality of Santana in the state of Amapá. The teaching and learning of Chess in schools is an activity that besides providing recreation also gives the possibility to enhance the reasoning through a playful exercise. More than the technique of the game, it is necessary to recognize the contents of chess as a tool to support teaching practice, teachers of physical education. With this, it is known that through dialogue with other disciplines, it becomes possible to apply this content, provided in accordance with the proposed debate in education: the human is a possible path toward social emancipation by middle of criticality.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons