Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chagas, Regiane de Ávila | - |
dc.contributor.author | Pedroso, Sandra de Cássia de Souza | - |
dc.identifier.citation | PEDROSO, Sandra de Cássia de Souza. Refletindo a prática da dança nas aulas de educação física. 2012. [57] f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Pólo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda os resultados de um projeto de pesquisa realizado em duas escolas públicas no ensino Fundamental na Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, e no ensino médio na Escola Estadual Alzira de Lima Santos, no município de Tartarugalzinho, estado do Amapá. No qual se buscou investigar como a dança vem sendo inserida no processo pedagógico nas aulas de Educação física. Partindo assim, de uma abordagem etnográfica de base qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário, que foi realizado com quatro professores de educação física, e assim aproximar melhor da realidade e compreendê-la, tendo como fonte de pesquisa os autores que defendem este tema, entre eles temos Marques, (2007), Vargas (2003), Rangel (2002), Candau (2008), entre outros. Buscou-se uma maior compreensão através da historicidade da dança, do que é dança e sua contribuição para o desenvolvimento do ser humano. Após a pesquisa de campo, traçou-se um olhar crítico e reflexivo sobre a dança como conteúdo nas aulas de educação física, a dança e a formação do professor, a dança na escola campo e para finalizar a importância do ensino da dança no processo ensino aprendizagem. Dessa forma acreditamos que a dança trabalhada de forma crítica e reflexiva no processo ensino aprendizagem se torna uma importante ferramenta de transformação social, pois permite a transmissão de sentimento, emoções e afetividade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Movimento corporal | en |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Dança na educação | en |
dc.title | Refletindo a prática da dança nas aulas de educação física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T11:57:57Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T11:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23T11:57:57Z | - |
dc.date.submitted | 2012-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6397 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Aguiló, Juliana Natalhie de Avila | - |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|