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Título: Levantamento de necessidade de treinamento em restaurantes de nível internacional : estudo de caso em Brasília
Autor(es): Silva, Renata Araújo e
Orientador(es): Pontes, Shirley
Assunto: Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Treinamento profissional
Qualidade no atendimento
Data de apresentação: 2005
Data de publicação: 19-Out-2009
Referência: SILVA, Renata Araújo e. Levantamento de necessidade de treinamento em restaurantes de nível internacional: estudo de caso em Brasília. 2005. 62 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Considerando como meta de análise a verificação de levantamento de necessidade de treinamento em restaurantes internacionais de Brasília, este estudo tem como principal objetivo analisar as necessidades de treinamento dos funcionários que atuam no salão dos restaurantes de nível internacional de Brasília. Depois de realizar leitura explorando conceito de treinamento, levantamento de necessidade de treinamento, meios de levantamento de necessidade de treinamento, atendimento e as atribuições dos funcionários (maître d’hôtel, garçom, barman, sommelier, commis) para atuarem no salão do restaurante, foram elaborados um questionário estruturado e uma técnica de entrevista. O questionário estruturado auto-respondível com perguntas fechadas para os funcionários e a técnica de entrevista para os gerentes, a fim de verificar e analisar descritivamente os dados do perfil do respondente quanto à necessidade de treinamento, a correlação entre algumas questões e as entrevistas realizadas com os gerentes. Em seguida foram gerados gráficos e tabelas com cálculos de freqüência e percentual de respostas obtidas por meio dos questionários. Os resultados indicam que as empresas devem realizar o levantamento de necessidades de treinamento com mais freqüência e procurar parcerias com entidades prestadoras de serviços do ramo.
Abstract: Considering an analysis goal the verification of survey of the necessity of training in international restaurants of Brasilia, this study has as main objective to analyze the necessities of training of the employees who act in the hall of the restaurants of international level of Brasilia. After carrying through reading exploring concept of training, survey of training necessity, ways of survey of training necessity, attendance and the attributions employee them (maître d'hôtel, waiter, barman, sommelier, commis) to act in the hall of the restaurant, has been created a structuralized questionnaire and one technique of interview. The questionnaire structuralized auto-respondível with closed questions for the employees and the technique of interview for the controlling, in order to descriptive verify and to analyze the data of the profile of the respondent how much to the training necessity, the correlation between some questions and the interviews carried through with the controlling. After that frequency calculations of and percentage of answers gotten by means of the questionnaires had been generated graphical and tables with. The results indicate that the companies must carry through the survey of necessities of training with more frequency and look partnerships with rendering entities of services of the branch.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.06.TCC.639
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