Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ChristianeFreitasDeOliveira.pdf589,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A poética como trabalho : presença do povo na poesia nacional
Autor(es): Oliveira, Christiane Freitas de
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Literatura brasileira
Poesia brasileira
Literatura e sociedade
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 22-Out-2013
Referência: OLIVEIRA, Christiane Freitas de. A poética como trabalho: presença do povo na poesia nacional. 2013. 71 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho discute-se a relação entre o trabalho poético e a presença do povo na literatura brasileira, de acordo com a evolução da forma literária importada, bem como a formação do sistema literário brasileiro e a contribuição dos poetas e escritores para essa formação. Esse processo de evolução garante o entendimento da trajetória histórica da literatura, e do trabalho intelectual repleto de subjetividade e conotações que potencializaram a constituição de uma literatura brasileira com potencial de problematizar a realidade social e, consequentemente, de colocar em evidência as contradições para, assim, reunir em nossa literatura o singular ao universal. Desse modo, é possível perceber que as fases que formam a nossa literatura não são estanques, mas interligadas e dependentes, portanto, não lineares, mas contextualizadas justamente pelas contradições do tempo, da forma estética e do conteúdo. O nativismo, o nacionalismo, o indianismo, o romantismo abolicionista e o modernismo, sobretudo nas poesias de Mario Quintana, Alvarenga Peixoto, Gonçalves Dias, Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade, compõem um contraditório percurso evolutivo, que teve que lidar, especialmente, com questões em torno do trabalho poético com as palavras em uma sociedade periférica, o poeta e seu outro, enfim, com os desafios da representação efetiva do povo no texto literário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons