Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NuriaRenataAlvesNascimento.pdf3,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias da prática pedagógica : autobiografia de uma educadora em formação
Autor(es): Nascimento, Núria Renata Alves
Orientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Assunto: Professores - formação
Educação do campo
Prática de ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: NASCIMENTO, Núria Renata Alves. Memórias da prática pedagógica: autobiografia de uma educadora em formação. 2013. 199 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação de uma educadora, estudante da área de CIEMA, da Turma Andrea Pereira dos Santos, do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, partiu-se da leitura e análise do PPP, do currículo, da memória da turma, das tarefas de Tempo Comunidade, dos Projetos de extensão e pesquisa e outros documentos que relatam a proposta de formação do curso e suas características, através do percurso formativo desenvolvido pelos professores, de textos e materiais didáticos utilizados. O que foi significativo na formação da educadora orientou a leitura e releitura do processo pedagógico vivenciado. Como resultado, apresento uma versão dialogada com os elementos acima citados, cuja sistematização reafirmou ou relativizou a memória. Esta é uma reinterpretação de meu processo de aprendizagem, ainda inconcluso, que transformou-se na medida em que era escrito. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to analyze the process of formation of an educator, student area of Natural Sciences and Mathematics, Class Andrea Pereira dos Santos, the Degree in Education Field. Therefore, taking as basis the reading and analysis of the Educational Policy Project, the curriculum, the memory of the class of tasks Time Community Projects research and extension and other documents that describe the proposed training course and their characteristics through the training pathway developed by teachers, texts and materials used. What was significant in shaping the teacher guided the study of the pedagogical process experienced. As a result, I present a version dialogued with the elements mentioned above, whose systematization reaffirmed or relativized memory. This is a reinterpretation of my learning process, still unfinished, which became a new reading, as it was written. __________________________________________________________________________ RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar el proceso de formación de un educador, que estudia en el área de Ciencias Naturales y Matemáticas, y fue parte de una clase de la Licenciatura en Educación de campo, llamado Andrea Pereira dos Santos en Homenaje. Para desarrollar la investigación se han estudiado y analizado el Proyecto Educativo de Políticas, el currículo, la memoria de la clase, las actividades de tiempo de la Obra Social de investigación y extensión y otros documentos que muestran el curso de formación propuesto y sus características a través de itinerario formativo realizado por los profesores, los textos y los materiales utilizados. Los aspectos importantes de la formación en la educadora guiaron el estudio del proceso pedagógico experimentado. Como resultado de ello, presento una versión dialogado con los elementos mencionados anteriormente, cuyo sistematización reafirmado o relativizada memoria. Se trata de una reinterpretación de mi proceso de aprendizaje, aún en proceso, que se convirtió en una nueva lectura de su propia escritura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons