Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DéboraCristianeLimaBarbosa.pdf690,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores antropométricos de risco cardiovascular em adultos
Autor(es): Barbosa, Débora Cristiane Lima
Orientador(es): Dutra, Eliane Said
Assunto: Sistema cardiovascular - doenças
Nutrição - avaliação
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 17-Out-2013
Referência: BARBOSA, Débora Cristiane Lima. Indicadores antropométricos de risco cardiovascular em adultos. 2013. 68 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As doenças cardiovasculares, além de prejudicarem a qualidade de vida do indivíduo, constituem-se como grande problema de saúde pública, provocando um exacerbado ônus econômico. Entre outras medidas, a avaliação nutricional completa é imprescindível para se estimar o risco de desenvolvimento de injúrias cardiovasculares, sendo a antropometria – aquisição de medidas de um indivíduo, com o intuito de compará-las com determinados padrões, e definir o estado nutricional do mesmo – uma das etapas mais importantes dessa avaliação. Estudos evidenciam que associação de determinados indicadores antropométricos com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o que sugere considerável relevância da avaliação antropométrica para a determinação do risco de doenças cardiovasculares na população. Este trabalho teve como objetivo avaliar, através de uma revisão da literatura nas bases científicas Pubmed, Lilacs e Scielo, a associação entre indicadores antropométricos e fatores de risco cardiovascular. Os resultados da análise dos artigos demonstraram que o IMC, embora tenha apresentado associação com as pressões arteriais sistólica e diastólica e triglicerídeos, nem sempre se correlaciona com outros fatores de risco cardiovascular. Em relação aos indicadores antropométricos que avaliam a adiposidade central, a ordem de melhor associação com fatores de risco cardiovascular foi: relação cintura-estatura > circunferência da cintura > índice de conicidade. A circunferência do pescoço apresentou resultados discretos, necessitando de mais estudos que investiguem esse indicador e sua associação com fatores de risco cardiovascular. Portanto, foi concluído que a razão cintura-estatura, entre os indicadores antropométricos avaliados, foi aquele que melhor apresentou associação com os fatores de risco cardiovascular considerados, seguida, nessa ordem, da circunferência da cintura e do índice de massa corporal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons