Resumo: | Introdução: O período escolar é fundamental para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas de autocuidado, gerando autonomia e desenvolvendo ações para a prevenção de doenças e para o fortalecimento dos fatores de proteção (PICCOLI; JOHANN & CORRÊA, 2010). Devido sua missão educativa ser complementar à missão da família, a escola contribui na construção de valores pessoais e dos significados atribuídos a objetos e situações, dentre elas, a saúde (GOMES, 2007). Nesse ambiente escolar, o livro didático pode ser considerado como um dos principais recursos de apoio acadêmico, tendo relevante importância na prática pedagógica diária por se tornar uma ferramenta de suporte teórico e prático para o professor e, consequentemente, para o aluno (TEIXEIRA; SIGULEM & CORREIA, 2011). Objetivo: Analisar o conteúdo sobre alimentação e nutrição dos livros didáticos, para o ensino fundamental, indicados pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional do Livro Didático de 2013, utilizados em escolas públicas de Brasília/DF. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa e com utilização do método de análise de conteúdo. A análise de cada livro foi realizada segundo o seu conteúdo de alimentação e nutrição, no qual foram avaliadas todas as informações referentes ao tema, na forma escrita, na ilustração, nos textos complementares, atividades e exercícios propostos. Resultados: Foram analisados 60 livros do Ensino Fundamental I e 60 livros do Ensino Fundamental II, dentre eles, observou-se a presença mais concentrada dos temas de alimentação e nutrição em livros de 2º a 5º ano e em disciplinas como Ciências e Geografia. De 6º a 9º ano, a presença dos temas é mais pontual e se apresenta, igualitariamente, em livros de Ciências, História e Geografia. Uma tendência encontrada é a ausência dos temas nos livros de Português e Matemática em todos os anos escolares da Educação Básica. Discussão: Observa-se que não há uma incorporação dos temas atuais nos instrumentos utilizados para a educação básica, demonstrando, assim, uma visão superficial e reduzida do tema. Destaca-se que, na maioria das vezes, a abordagem adotada nos livros é predominantemente técnica, carecendo de estratégias que relacionem estes conteúdos à vida real dos estudantes. Considerações finais: O livro didático, uma importante ferramenta para disseminar conhecimentos sobre alimentação e nutrição, não está sendo suficientemente utilizado no processo de educação alimentar e nutricional e de promoção da saúde. _______________________________________________________________________ ABSTRACT Introduction: School days are crucial for the development of knowledge and self-care practices, generating autonomy and developing actions for the prevention of diseases and the strengthening of protective factors (PICCOLI; JOHANN & CORRÊA, 2010). Because of its educational mission be a complement of the family mission, school contributes to the construction of personal values and meanings attributed to objects and situations, among them, health (GOMES, 2007). In the school environment, the textbook can be considered as one of the main features of academic support, having significant importance in daily teaching practice by becoming a tool of theoretic and practical support to the teacher and, consequently, for the student (TEIXEIRA; SIGULEM & CORREIA, 2011). Objective: To analyze the contents about food and nutrition textbooks for elementary school, appointed by the Ministry of Education through the National Program of Textbook, 2013, used in public schools in Brasília / DF. Methodology: This is a cross-sectional study, descriptive and exploratory, qualitative and quantitative approach and using the method of content analysis. The analysis of each book was made according to their content of alimentation and nutrition, that was evaluated all information related to the theme, in written form, in the illustration, the supplementary texts, activities and exercises proposed. Results: Sixty books were analyzed from Elementary School I and sixty books were analyzed of Elementary School II, among them, observed the presence more focused of topics of alimentation and nutrition on books of the 2nd to 5th year and in subjects such as Science and Geography. A tendency found is the absence of themes in the books of Portuguese and Mathematics in all the school years of the Basic Education. Discussion: It is observed that don´t have an incorporation of the current themes in the instruments used for basic education, demonstrating, therefore, a superficial and reduced vision of the topic. It is significant that, in most cases, the approach adopted in the book is predominantly technical, needing these content strategies that relate to the real life of the students. Final Thoughts: The textbook, an important tool for disseminating knowledge about food and nutrition, is not being sufficiently used in the process of food and nutrition education and health promotion. |