Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KeillaLimaSirqueira.pdf552,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação nutricional de adultos atendidos no ambulatório de nutrição do Centro de Saúde da Vila Planalto - DF
Autor(es): Sirqueira, Keilla Lima
Orientador(es): Furumoto, Rosemeire Aparecida Victoria
Assunto: Nutrição - avaliação
Hábitos alimentares
Obesidade
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: SIRQUEIRA, Keilla Lima. Avaliação nutricional de adultos atendidos no ambulatório de nutrição do Centro de Saúde da Vila Planalto - DF. 2013. 26 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: INTRODUÇÃO: O Brasil tem passado por um momento denominado Transição Nutricional caracterizado pela alteração no perfil nutricional da população. Segundo a POF 2009-2010 houve um aumento de cerca de 10% na prevalência de sobrepeso e de mais de ⅓ na de obesidade (IBGE, 2010), fator relacionado também ao perfil de consumo alimentar. A ingestão alimentar inadequado associada ao excesso de peso pode acarretar no desenvolvimento de DCNT (WHO, 1998; PEIXOTO et al, 2006; MASKUS et al, 2011). O trabalho teve como objetivo identificar o perfil nutricional pacientes adultos atendidos no Centro de Saúde da Vila Planalto - DF, e o relacionar com a presença de DCNT e consumo alimentar. METODOLOGIA: Estudo descritivo transversal, que avaliou 140 adultos, de 20 a 59 anos, atendidos no ambulatório de Nutrição da Vila Planalto – DFOs dados foram coletados por meio de fichas de atendimento adaptadas do SISVAN. Desta ficha foram extraídos dados socioeconômicos, presença de doenças, antropometria e consumo. Para Avaliação nutricional foram coletadas, as medidas antropométricas: Altura e Peso e Circunferência da Cintura, dados utilizados para cálculo do IMC, dados de consumo alimentar foram coletados por meio de QFA. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com programa SPSS 16.0, sendo os resultados considerados estatisticamente significantes quando p< 0,5. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A amostra se dividiu em 81% de mulheres e 19% de homens. Em relação à idade, o grupo se dividiu em 37% por indivíduos de 45 a 59 anos, além disso, dentre os homens a maior prevalência de idade é acima de 45 anos. Isso mostra que as mulheres procuram muito mais o serviço de saúde e também começam buscar acompanhamento frequente com idade inferior em relação aos homens (GOMES, NASCIMENTO & ARAÚJO, 2007). Também se observou que 83% da população deste estudo está em condição nutricional de sobrepeso ou obesidade em um dos três graus, resultado acima do descrito pelo VIGITEL – MS (2011) que é de 63,1%. 1/3 dos pacientes apresenta HAS e mais de 10% da população é portador de DM ou outras DCNT. Em relação ao consumo observou-se consumo frequente tanto de alimentos saudáveis quanto de não saudáveis. CONCLUSÃO: Os homens apresentam maior faixa de idade e representam a minoria da amostra. A presença de DCNT pode ser associada ao excesso de peso, e acúmulo de adiposidade central. O consumo alimentar mostra mudança no padrão de consumo da população brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons