Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PaulaCorreiaSantana.pdf227,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interferência da chupeta no aleitamento materno e problemas à saúde relacionados ao seu uso
Autor(es): Santana, Paula Correia
Orientador(es): Alves, Regina Coeli de Carvalho
Assunto: Lactentes - desmame
Desmame precoce
Amamentação
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: SANTANA, Paula Correia. Interferência da chupeta no aleitamento materno e problemas à saúde relacionados ao seu uso. 2012. 24 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Objetivo: fazer uma revisão bibliográfica sobre o uso de chupeta como um dos determinantes para o desmame precoce e os malefícios que isso pode causar à saúde. Metodologia: busca e seleção de conteúdos recentes sobre aleitamento materno (AM) direcionados aos objetivos da pesquisa. Discussão: a amamentação é considerada padrão ouro para a alimentação de lactentes, pois o leite materno é um alimento completo que supre as necessidades nutricionais da criança, além de proporcionar outras vantagens ao bebê e à mãe. No entanto, muitas cidades brasileiras apresentam valores abaixo dos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários são os motivos para que ocorra desmame precoce, sendo um deles o uso de chupeta. Estudos mostram associação estatisticamente significativa entre o uso de chupeta e o menor tempo de AM, sendo maiores os riscos de desmame para as crianças que a usam, proporcionados pela “confusão de bicos” e pela menor produção de leite materno. O uso de chupeta estaria associado também a maiores taxas de morbidade infantil, possível associação com trauma mamilar e maior prevalência do uso concomitante de mamadeira, elevando as chances de desmame, sendo que a interrupção do AM traz conseqüências negativas à saúde da criança e da mãe. Apesar disso, muitas mulheres ainda optam por oferecer chupeta aos seus filhos por ser uma prática cultural aceita pela sociedade e devido aos programas de incentivo ao AM terem abordagem voltada às conseqüências negativas de seu uso, muitas vezes, não levando em consideração a motivação materna de confortar o bebê e nem a realidade sociocultural específica de cada mulher. Devido a isso, programas estão se baseando em dados da literatura para incluir ações voltadas ao apoio psicológico e sociocultural. Além disso, os hospitais que adotaram a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) estão mostrando resultados positivos no desestímulo ao uso de chupeta e no maior tempo de aleitamento materno, devido ao maior suporte aos problemas e anseios maternos em relação à amamentação, quando comparados aos demais. Conclusão: mais hospitais deveriam aderir a IHAC, os profissionais de saúde deveriam receber melhor capacitação para lidar também com problemas motivacionais e socioculturais das lactantes e o uso de chupeta deveria ser abominado pela sociedade, de maneira a aumentar o tempo de aleitamento materno exclusivo e de AM nas cidades brasileiras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons