Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThelmaMachadoGoncalves.pdf263,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condições sanitárias das cantinas escolares do Itapoã e Paranoá-DF que integram o Programa Saúde na Escola
Autor(es): Gonçalves, Thelma Machado
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Assunto: Merenda escolar
Higiene alimentar
Boas práticas de fabricação de alimentos
Alimentos - contaminação
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: GONÇALVES, Thelma Machado. Condições sanitárias das cantinas escolares do Itapoã e Paranoá-DF que integram o Programa Saúde na Escola. 2013. [27] f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa de abrangência nacional que assegura o direito da alimentação escolar em todas as unidades da rede pública de ensino. Também compõe medidas para promoção da saúde no ambiente escolar, assim como o Programa Saúde na Escola (PSE), que, por sua vez, visa fortalecer ações de educação e saúde. Um ponto de destaque, neste contexto, é a qualidade higiênico-sanitária da alimentação ofertada. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos das condições higiênico-sanitárias de escolas contempladas pelo PNAE e PSE do Itapoã e Paranoá (DF). Para tanto, foram analisadas 75% (n=3) das escolas assistidas pelo PNAE e pelo PSE na localidade. Inicialmente foi aplicada uma lista de verificação baseada na RDC nº 216/2004 e posteriormente foram coletadas as amostras in loco de superfícies, utensílios e equipamentos para determinação do nível de contaminação microbiológica. Para realização dos ensaios microbiológicos foram utilizados métodos oficiais para detecção de micro-organismos indicadores (Coliformes Termotolerantes, Aeróbios Mesófilos (AM) e Psicrotróficos). Os resultados foram insatisfatórios tanto na Lista de Verificação quanto nos ensaios microbiológicos. Todas as escolas foram classificadas como Insatisfatórias em relação às recomendações da ANVISA e nas análises laboratoriais, houve conformidade com os padrões em apenas 43% (n=16) das amostras de AM. O único resultado satisfatório foi a contagem de Coliformes Termotolerantes, que apresentou 94% (n=16) das amostras adequadas. Os resultados revelam a necessidade de ações corretivas importantes que devem ser elaboradas de acordo com os dados obtidos. Dessa forma, será possível contribuir com melhorias da qualidade higiênico-sanitárias das refeições ofertadas nas escolas estudadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons