Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PollanaRobertaAlvesCampos.pdf327,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O paradoxo da desnutrição e obesidade na doença renal crônica
Autor(es): Campos, Pollana Roberta Alves
Orientador(es): Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de
Assunto: Insuficiência renal crônica
Desnutrição
Corpo - peso
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: CAMPOS, Pollana Roberta Alves. O paradoxo da desnutrição e obesidade na doença renal crônica. 2012. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A doença renal crônica (DRC) é síndrome clínica caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível da função renal. No Brasil, a DRC caracteriza-se por um problema de saúde pública com incidência crescente, justificada, em parte, devido ao pela maior sobrevida dos pacientes com doenças crônicas que são fatores de risco para a DRC. O objetivo do presente trabalho foi investigar os determinantes da epidemiologia reversa na doença renal crônica, que podem auxiliar na tomada de decisões das equipes e entender os fatores associados ao melhor prognóstico desses pacientes. Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática nas bases de dados da Biblioteca Virtual Bireme, Medline, Pubmed, Scielo e livros-texto de fisiopatologia, nutrição e dietoterapia. Foram escolhidos artigos com menos de 10 anos, publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, e as algumas referências citadas nos artigos selecionados. A DRC comumente associa-se a desnutrição energético-proteica, devido a uma série de fatores desencadeadores desse quadro: diminuição do consumo alimentar, aumento do catabolismo proteico, inflamação, acidose metabólica, perda de nutrientes, principalmente aminoácidos, durante o processo de diálise, entre outros. A desnutrição em pacientes renais crônicos associa-se fortemente ao aumento da mortalidade, pois contribui para piora da evolução clínica. Com base nisso, alguns estudos sugerem que o excesso de peso, quando associado à preservação da massa muscular, pode ser considerado fator de proteção contra a mortalidade nesses pacientes, fenômeno chamado de epidemiologia reversa. Todavia, a gordura abdominal elevada caracteriza-se como risco cardiovascular neste grupo e pode ocorrer em função da má alimentação e sedentarismo. Ainda não estão totalmente esclarecidos os pontos de corte de massa corporal de risco e proteção e consequentemente, as metas de peso desejável. Conclui-se que há necessidade de mais estudos para confirmar o real papel da composição corporal do paciente renal para diminuição do risco de mortalidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons