Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AmandaBieteDeOliveira.pdf372,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGubert, Muriel Bauermann-
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Biete de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Biete de. A influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentos. 2012. [18] f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.en
dc.description.abstractIntrodução: Acredita-se que certificação de qualidade de alimentos por meio de selos, se realizada com transparência e credibilidade pelas organizações competentes, pode ajudar o consumidor na escolha destes produtos. Objetivo: avaliar a influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentos pelos consumidores. Métodos: Estudo analítico transversal, com questionário eletrônico on-line elaborado com a ferramenta SurveyMonkey. Resultados: Dos 342 participantes, 64% eram mulheres. Foram investigados os fatores que mais influenciam na compra de alimentos, o nível de concordância em relação a afirmações sobre selos de certificação, os selos mais reconhecidos pela população estudada e os mais confiáveis. Um dos fatores que mais influencia na compra de alimentos foi a preocupação com a alimentação saudável (3,98±1,04). O selo de produto orgânico foi o mais reconhecido (55,8%) e considerado um dos mais confiáveis (2,26±0,55), segundo os participantes da pesquisa, bem como o selo de uma sociedade médica – área da cardiologia. Os consumidores revelaram acreditar que produtos com selos de certificação são mais caros (3,45±1,23), porém mais seguros (3,71±1,07) e os auxiliam a realizar escolhas alimentares mais saudáveis (3,72±1,11). Conclusão: Sugere-se que os selos de certificação de alimentos exercem influência importante na decisão de compra dos consumidores. Destaca-se a necessidade de regulamentação pela ANVISA da certificação de alimentos para avaliar se tais propriedades benéficas estão realmente presentes em produtos com selos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSegurança alimentaren
dc.subject.keywordAlimentos - qualidadeen
dc.subject.keywordAlimentos - rotulagemen
dc.titleA influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-10-16T11:50:42Z-
dc.date.available2013-10-16T11:50:42Z-
dc.date.issued2013-10-16T11:50:42Z-
dc.date.submitted2012-10-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6325-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons