Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaFerreiraSirotheauSerique.pdf367,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação nutricional e doenças crônicas não-transmissíveis em idosos residentes na Vila Planalto, DF
Autor(es): Serique, Ana Ferreira Sirotheau
Orientador(es): Furumoto, Rosemeire Aparecida Victoria
Assunto: Nutrição - avaliação
Idosos - nutrição
Idosos - doenças
Envelhecimento - aspectos nutricionais
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: SERIQUE, Ana Ferreira Sirotheau. Avaliação nutricional e doenças crônicas não-transmissíveis em idosos residentes na Vila Planalto, DF. 2012. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Introdução: Observa-se que a população mundial vem passando por um envelhecimento nas ultimas décadas, inclusive no Brasil, onde em 2009 os idosos ocupavam cerca de 11,3% do total da população. Devido ao processo de envelhecimento gerar alterações no organismo que podem desencadear alterações no estado nutricional do indivíduo, além de propiciar o aparecimento de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) como hipertensão e diabetes, este trabalho teve como objetivo traçar o perfil nutricional de idosos moradores da Vila Planalto - DF, bem como relacionar o estado nutricional com a presença de DCNT, pontuando os principais fatores de risco presentes no grupo em questão. Metodologia: Este é um estudo transversal, com uma amostra de 100 idosos de ambos os sexos residentes na Vila Planalto–DF. Por meio de questionário foi-se coletados dados sócio-econômicos, dados sobre consumo alimentar e presença ou não de DCNT, aferiu-se as medidas antropométricas peso, altura, circunferência da cintura e do quadril. Para análise estatística considerou-se significante quando p<0,05. Resultados: A amostra se dividiu em 66% de mulheres e 34% de homens. Com relação à presença de diabetes e hipertensão, 54% relataram possuir diabetes e 84% hipertensão, sendo que 40% possuíam ambas as doenças. A maioria apresentou hábitos saudáveis quanto ao tabagismo, etilismo e prática de atividade física. Com relação ao consumo alimentar, os diabéticos apresentaram elevado consumo de açúcar e doces. Houve maior prevalência de sobrepeso e obesidade em ambos os sexos e risco elevado com relação às razões cintura-quadril e cintura-estatura, ocasionando em maior risco para doenças cardiovasculares. Houve correlação apenas entre diabetes e circunferência da cintura. Conclusão: A população idosa estudada estava em concordância com o padrão brasileiro em relação à antropometria, com alto percentual de sobrepeso e obesidade, e dados socioambientais. A nutrição deve estar inserida e sempre preocupada em atender aos idosos promovendo a saúde e melhora da qualidade de vida dessa população, levando em conta as peculiaridades e desafios do grupo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons