Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunaPoncioniDeAlmeidaPereira.pdf838,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manual de orientações nutricionais para pacientes com reganho de peso que fizeram cirurgia bariátrica
Autor(es): Pereira, Bruna Poncioni de Almeida
Orientador(es): Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de
Assunto: Obesidade - cirurgia
Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: PEREIRA, Bruna Poncioni de Almeida. Manual de orientações nutricionais para pacientes com reganho de peso que fizeram cirurgia bariátrica. 2013. [39] f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença crônica não transmissível que ao longo dos anos está crescendo de maneira descontrolada. Uma forma avançada dessa doença é a obesidade grave em que ocorre maior comprometimento físico e metabólico. A cirurgia bariátrica é um método que induz e mantem a perda de peso corporal, porém não é um método definitivo, sendo necessário o acompanhamento nutricional no pré-operatório e pós-operatório. Estudos demonstram altas taxas de reganho de peso após cerca de um ano. OBJETIVO: desenvolver um material educativo acerca de alimentação e comportamento, direcionado para pacientes com mais de um ano de cirurgia bariátrica. METODOLOGIA: Foi realizado acompanhamento entre os meses de Março e Novembro de 2012 no Ambulatório de Nutrição e Obesidade Grave do HUB, sendo assim definidos os temas abordados no manual. O público que receberá esse material faz parte da pesquisa “Efeitos metabólicos e nutricionais da suplementação proteica em pacientes com dieta hiponergética para tratamento de reganho de peso no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica”. A aplicação e avaliação do manual não fazem parte do presente estudo. RESULTADOS: O manual desenvolvido ao longo do trabalho tem como título: “Orientações Nutricionais: Como controlar o peso corporal com mais de um ano de cirurgia bariátrica”, dividida em cinco capítulos, tendo as seguintes abordagens: “Apresentação”, “Você sabe como esta seu organismo após a cirurgia?”, “Importância da suplementação”, “Alimentação saudável”, “Incentivo ao diário alimentar”. CONCLUSÃO: Foi possível elaborar um manual que aborda os pontos considerados imprescindíveis para o público além de ser adaptado para o mesmo. Apresentou como limitação o público acompanhado, sendo apenas do HUB, e não houve tempo hábil para a aplicação e avaliação do manual elaborado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons