Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HeloisaRodriguesGouvea.pdf90,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação do exame de ultrassonografia para a avaliação da gordura abdominal visceral em obesos clinicamente graves
Autor(es): Gouvêa, Heloisa Rodrigues de
Orientador(es): Ito, Marina Kiyomi
Assunto: Obesidade
Ultrassonografia
Tomografia computadorizada
Data de apresentação: 7-Nov-2011
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: GOUVÊA, Heloisa Rodrigues de. Validação do exame de ultrassonografia para a avaliação da gordura abdominal visceral em obesos clinicamente graves. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Introdução: A tomografia computadorizada (CT) é o método padrão-ouro para a medida da Gordura Abdominal Visceral (GAV). Porém, este é dispendioso e submete os pacientes à radiação ionizante. Necessita-se de um método de baixo custo, simples e livre de radiações, como a ultrassonografia (US). Em estudos publicados de boa qualidade, a US somente foi validada para a medição da GAV para obesos clinicamente graves do sexo feminino. O objetivo do presente estudo é validar o método de ultrassonografia para avaliação da GAV em obesos clinicamente graves de ambos os sexos. Métodos: A amostra será pacientes adultos com obesidade clinicamente grave (com Índice de Massa Corporal de 40kg/m2 ou entre 35kg/m2 e 40kg/m2 com comorbidades associadas). Os exames realizados para medição da espessura da GAV serão: US e de CT. Para a realização do exame de US será necessário jejum de 12 horas. Serão realizados dois exames de US para avaliação da reprodutibilidade interobservador em uma subamostra de pacientes. O exame de US será validado comparando-o aos resultados do exame de CT. Resultados: Participaram do estudo 13 pacientes, sendo 61,54% do sexo feminino, com IMC médio de 38,82kg/m2. Quanto à validação, a correlação obtida pelo coeficiente de correlação de Pearson foi igual a 0,94 (p = 0,0005), evidenciando uma correlação positiva e forte entre as duas medidas. Quanto aos resultados da reprodutibilidade, tem-se que o ICC interobservador foi igual a 0,822 com intervalo de confiança de 95% (-0,076 a 0,980), o que revela uma concordância interobservador excelente. A diferença média entre os dois observadores da US foi igual a 0,10 ± 1,51 ( p = 0,8898) e não significativa. O teste t de Student emparelhado comprova a ausência de um viés significativo interobservador. Conclusão: A validação da US como substituição do exame de CT para avaliar a GAV entre obesos clinicamente graves foi efetiva. A medida da US independe do examinador, como demonstrou o estudo de reprodutibilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons