Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PaulaOliveiraButa.pdf379,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da suplementação de ácidos graxos da serie n-3 no sistema imune de atletas
Autor(es): Buta, Paula Oliveira
Orientador(es): Costa, Teresa Helena Macedo da
Assunto: Atletas - nutrição
Ácidos graxos
Sistema imunológico
Ômega-3
Data de apresentação: 10-Nov-2011
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: BUTA, Paula Oliveira. Efeitos da suplementação de ácidos graxos da serie n-3 no sistema imune de atletas. 2011. 35 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com a prática intensa e prolongada de atividade física, os atletas são expostos a estresse agudo e crônico o que pode levar a uma supressão do sistema imunológico e maior risco de infecções oportunistas, podendo comprometer significativamente o desempenho atlético. Vários fatores podem influenciar a imunossupressão em atletas: estresses físico, ambiental, psicológico e nutricional. Os atletas podem realizar modificações equivocadas no consumo alimentar e comprometer o sistema imunológico. A redução drástica e mal conduzida de gorduras na alimentação compromete os níveis de vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais: ômega 6 (n-6) e ômega 3 (n-3). Nas dietas ocidentais os ácidos graxos da série n-3 aparecem em baixa quantidade. Assim essa revisão da literatura tem o objetivo de examinar o papel da suplementação de ácidos graxos ômega 3 em relação à função imune de atletas. Esta revisão foi realizada utilizando trabalhos com data de publicação entre os anos de 2000 e 2011, que aplicaram o método duplo cego com placebo. Após a pesquisa inicial, foram selecionados 6 artigos de língua inglesa e portuguesa, que continham estudos experimentais, relacionando os efeitos da suplementação de ácido graxo ômega 3 no sistema imune de indivíduos atletas. Efeito antiinflamatório significativo após a suplementação de atletas com capsulas de óleo de peixe, que é fonte de ômega 3, foi encontrado apenas na metade dos seis estudos que atenderam os critérios de inclusão. Assim a hipótese que a suplementação com ômega 3 poderia ajudar os atletas a melhorarem o sistema imune, não foi completamente provada, e ainda é controverso. É necessário a realização de mais estudos sobre o tema, com desenho experimental adequado e amostras representativas de atletas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2011.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons