Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GenianeLuciaRibeiroMartins.pdf910,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorMartins, Geniane Lúcia Ribeiro-
dc.identifier.citationMARTINS, Geniane Lúcia Ribeiro. A construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractNossa experiência tem mostrado que algumas crianças diante de situações aditivas ao invés de entendê-las e elaborar estratégias próprias para resolvê-las se preocupam em apresentar um algoritmo padrão que sirva de resposta e conseqüentemente apresentam dificuldades na resolução destas situações. Portanto, neste trabalho discutimos o desempenho de um grupo de crianças do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do ensino público do Distrito Federal na resolução de situações aditivas. Durante o estudo, que previu sessões de observação e intervenção psicopedagógicas, observamos e analisamos as notações e os obstáculos apresentados pelas crianças ao resolverem situações-problema. Os planejamentos tiveram como fundamentos teóricos os estudos de Piaget, Vigotsky e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Os resultados nos mostraram a necessidade de considerar o que as crianças pensam sobre alguns conceitos matemáticos e potencializar a compreensão que elas têm das estruturas aditivas para melhor adicionarem e subtraírem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - aspectos psicológicosen
dc.titleA construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola públicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-14T13:14:23Z-
dc.date.available2013-10-14T13:14:23Z-
dc.date.issued2013-10-14T13:14:23Z-
dc.date.submitted2013-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6303-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons