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Título: Análise de um texto de divulgação científica por pós-graduandos em Educação em Ciências
Autor(es): Silva, Fernando Luiz da
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Conhecimento científico
Comunicação científica
Professores de ciência - formação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: SILVA, Fernando Luiz da. Análise de um texto de divulgação científica por pós-graduandos em Educação em Ciências. 2013. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Poucas são as pesquisas a respeito das possibilidades de utilização de textos de divulgação científica (TDC) na graduação e no ensino formal. Nessa perspectiva, o presente trabalho tenta contribuir para o debate sobre os benefícios e desafios da inserção de TDC no ensino de Ciências e na formação inicial do professor. Diante disso, este escrito se dedicou a elaboração de um questionário sobre o recurso citado. O público escolhido para a pesquisa foram pós- graduandos em um curso de Ensino de Ciências, visto que, tais estudantes são professores do Ensino Médio, logo têm experiência no contexto escolar. Assim, os entrevistados podem avaliar de forma mais crítica o texto escolhido, a própria divulgação científica e a possível aplicação desse recurso na instituição de ensino em que trabalha. O texto de divulgação científica escolhido para análise foi “A ciência da beleza: a química dos cosméticos”. Os docentes participantes da pesquisa tiveram que analisar o texto citado e algumas possibilidades da utilização de TDC no contexto escolar de acordo com parâmetros pré- estabelecidos. A análise das respostas obtidas vão ao encontro de outras pesquisas na literatura quanto aos possíveis benefícios da utilização do recurso aludido anteriormente. Além disso, nos permitiram inferir que os textos de divulgação científica podem contribuir para uma abordagem pautada na interdisciplinaridade, na discussão de relações éticas, de consumo e de cidadania, com observância a interface CTSA. Tal recurso deve ainda ser visto como um meio de complementar o livro didático e uma alternativa em casos em que o acesso a este é precário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
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