Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6277
Título: | A construção das estruturas mentais de comparar e associar em um adolescente deficiente intelectual |
Autor(es): | Cardoso, Antônia Maria Bezerra |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Distúrbios da aprendizagem Deficientes mentais - educação Alfabetização Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 10-Out-2013 |
Referência: | CARDOSO, Antônia Maria Bezerra. A construção das estruturas mentais de comparar e associar em um adolescente deficiente intelectual. 2013. 24 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de intervenção foi, em princípio, intervir com um sujeito de quatorze anos, que apresentava defasagem idade/série e déficit cognitivo, para aquisição de competência relacionadas a leitura e escrita, uma vez que ainda não era alfabetizado. No momento da avaliação verificou-se que as lacunas existentes nas competências conceituais do sujeito eram de ordem mais elementar do que se poderia supor. Levantamos a hipótese que o sujeito não demonstrava ainda as primeiras ações de relacionar os objetos entre si, comparando-os e associando-os para posteriormente, formular conceitos a respeito dos objetos por meio de atributos de semelhanças e diferenças. Em seguida procedeu-se à intervenção psicopedagógica propriamente dita, segundo metodologia defendida por Fávero (2005) buscando mediar à construção dessas estruturas. Como resultados verificamos que é possível através de estudos e dedicação de profissionais compromissados com as dificuldades de aprendizagem é que podemos mudar este quadro. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons