Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6253
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarlyGomesDaMaiaSilva.pdf405,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFrança, Karla Christina Batista de-
dc.contributor.authorSilva, Marly Gomes da Maia-
dc.identifier.citationSILVA, Marly Gomes da Maia. O ensino geografia e a docência nas séries iniciais da Escola Municipal Onélia de Oliveira em Alexânia-GO. 2012. 43 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO ensino de Geografia é fundamental para que o aluno tome conhecimento sobre o espaço que o cerca, de modo que ele compreenda que faz parte de um contexto social, e que ajuda a moldar este espaço. Para as séries iniciais, é função do professor polivalente realizar a alfabetização geográfica, instruindo os alunos a ler o mundo a partir dos contextos local e global, deste modo, foi analisado, a importância atribuída ao ensino de Geografia nas séries iniciais, 1º e 2º anos do ensino fundamental I, nos dias de hoje. Para isto, foi utilizada como amostra a Escola Municipal Onélia de Oliveira, localizada no município de Alexânia-GO, onde foram realizadas entrevistas com três professores do 1° e 2° anos do ensino fundamental I, e coletados dados sobre os planos anuais para estas séries e sobre o livro didático adotado. Toma-se como fundamentos, os textos propostos por Batista (S/D), Marques (2008), Straforini (2002), Sales (2011), Vichessi (2010), Callai (2001; 2005), Rigonato (2007), e Leite (2002), que de modo geral, refletem sobre aspectos diversos que levam ao insucesso da disciplina nas séries iniciais, como a má formação do docente e a falta de adequação do conteúdo. As análises realizadas permitem concluir que é os professores tem consciência sobre a importância do ensino de Geografia, mas tem seu trabalho comprometido por terem como fonte de referência, para a determinação do conteúdo, o livro didático, que é fortemente influenciado pelo modelo de ensino herdado do período militar, que se baseia nos círculos concêntricos, que prevêem que seja ensinado primeiramente os espaços próximos do aluno, como a escola, a família, a rua e o bairro, para então partir para locais mais distantes, como o país e o mundo. ________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe teaching of Geography is essential for the student learns about the space around him, so that he understands it is part of a social context, and that helps shape this space. For the initial series, is due to the versatile teacher conduct literacy geographical, instructing students to view the world from the contexts locally and globally, thus, was analyzed, the importance attached to the teaching of geography in the early grades, 1st and 2nd years of elementary school, today. For this, the sample was used as School Onelia de Oliveira, located in the municipality of Alexânia-GO, where interviews were conducted with three teachers of the 1st and 2nd years of elementary school, and collected data on the annual plans for these series and on the textbook adopted. Take as foundations, the texts proposed by Batista (S/D), Marques (2008), Straforini (2002), Sales (2011), Vichessi (2010), Callai (2001, 2005), Rigonato (2007), and Leite (2002), which generally reflect on many aspects that lead to failure of the discipline in the early grades, such as poor training of teachers and the lack of appropriateness of the content. The analyzes support the conclusion that teachers are aware of the importance of teaching geography, but has committed to have your work as a source of reference for determining the content, the textbook, which is heavily influenced by the teaching model inherited the military period, which is based on concentric circles, which provided for first taught spaces close to the student, such as school, family, neighborhood and street, and then go to more remote locations, such as the country and the world.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordPlanos de aulaen
dc.titleO ensino geografia e a docência nas séries iniciais da Escola Municipal Onélia de Oliveira em Alexânia-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-09T12:00:48Z-
dc.date.available2013-10-09T12:00:48Z-
dc.date.issued2013-10-09T12:00:48Z-
dc.date.submitted2013-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6253-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons