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Título: A percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde quanto ao atendimento da atenção básica, na rede de atenção à saúde de Ceilândia
Autor(es): Guerra, Tatiane Costa
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Serviços de saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Serviço público - qualidade
Qualidade no atendimento
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: GUERRA, Tatiane Costa. A percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde quanto ao atendimento da atenção básica, na rede de atenção à saúde de Ceilândia. 2013. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A satisfação de quem utiliza o serviço de saúde é de grande relevância para uma avaliação de como o Sistema Único de Saúde (SUS) está trabalhando e saber qual é a percepção dos usuários quanto aos atendimentos que lhes são oferecidos no âmbito da Atenção Básica. Com a opinião dos moradores de uma determinada região é possível levantar os problemas e as qualidades do serviço oferecido e assim permitir que haja uma melhor avaliação e planejamento para atender as verdadeiras necessidades da população. O presente estudo tem por objetivo identificar o grau de satisfação do usuário quanto ao atendimento prestado na Atenção Básica na Ceilândia e para isso foi desenvolvido um estudo qualitativo, do tipo exploratório e de natureza descritiva com usuários maiores de 18 anos que tiveram alguma consulta em qualquer Unidade de Saúde da Ceilândia nos últimos seis meses. Foram entrevistados 19 usuários em suas residências de abrangência ao Centro de Saúde nº 11, através de um questionário elaborado para abordar a satisfação destes usuários em relação a diversos aspectos voltados ao atendimento na rede de atenção básica da região. Dos que participaram da pesquisa 10 eram mulheres e 9 homens com idades entre 19 e 69 anos e foi possível concluir que a partir da avaliação dos usuários, o Centro de Saúde possui seus pontos fortes e fracos, devendo buscar entender melhor as verdadeiras necessidades dos usuários para assim obter um grau de satisfação mais elevado.
Abstract: The satisfaction ofthose who usethe health serviceis of greatrelevance toan assessmentof how theUnified Health System(SUS) is workingandknowing what theusers' perceptionregarding thecarebeing providedwithinprimary care.With theopinionof the residentsof a specific regionit’s possible to raise the problems andthe qualities of theservice offeredand then it canalso allow a better assessmentand planningto meetthe realneeds of the population. This studyaims to identifythe degree ofuser satisfactionregarding the care providedin primary careinCeilândiaanditwas developeda qualitative study, of nature exploratory anddescriptive withusersolder than 18 yearswho have had someconsultationon anyHealth UnitCeilândiathe past six months. 19userswere interviewedin their homesspanningtheHealth CenterNo. 11,using aquestionnaire designedto addresstheseusersatisfactionin relationto various aspectsrelated to complianceinprimary care networkin the region. Of those whoparticipated in the study10were women and9 weremenwith aged between19and 69years andit was concluded thatbased on the evaluationof the users, thehealth center hasits strengthsand weaknessesand should seek tobetter understandthe true needs ofuserssotoget ahigherdegree of satisfaction.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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