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Título: A geografia na educação ambiental
Autor(es): Remígio, Ilda Gabriella Lousado
Orientador(es): Manyari, Waleska Valença
Assunto: Educação ambiental
Geografia - estudo e ensino
Consciência ambiental
Preservação ambiental
Agricultura
Data de apresentação: Nov-2012
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: REMÍGIO, Ilda Gabriella Lousado. A geografia na educação ambiental. 2012. 39 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Goiás, 2012.
Resumo: Tematiza-se a questão da preservação das matas ciliares em função das nascentes e cursos d’água que propiciam o abastecimento de cidades, de lavouras também ser de bebedouros aos animais. A preservação desse patrimônio natural , por sua vez , evita ainda o assoreamento, regulariza a vazão dos rios e fornece abrigo e alimentação para a fauna, segundo DURIGAN & NOGUEIRA(1990). O objetivo é descrever a importância da Geografia como disciplina escolar que contribui para a formação de umas consciência ambiental. A metodologia utilizada é da pesquisa bibliográfica. A abordagem se dá também sobre os recursos abióticos, as florestas localizadas junto aos cursos d’água desempenhadoras de importantes funções hidrológicas, compreendendo: “proteção da zona ripária”, filtragem de sedimentos e nutrientes, controle do aporte de nutrientes e de produtos químicos, controle da erosão das ribanceiras dos canais e controle da alteração da temperatura do ecossistema aquático (LIMA,1989). É louvável, portanto a preocupação de qualquer entidade, escola ou grupos organizado no sentido de buscar informações com o objetivo de preservar e recuperar as matas ciliares. Assim, o ensino de Geografia deve permitir aos educando uma análise crítica da realidade. Dessa forma, tem-se uma tomada de consciência sobre as responsabilidades, os direitos e deveres sociais, com o intuito de efetivamente tornar o aluno agente de mudanças desejáveis para a sociedade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Fore-if the issue of preserving riparian forests on the basis of springs and water courses which provide the supply of cities, of crops also be drinking troughs for the animals. The preservation of this heritage natural , in turn, also avoids the silting, regularizes the flow of the rivers and provides shelter and food for wildlife, second DURIGAN & Walnut(1990). The objective is to describe the importance of Geography such as school discipline that contributes to the formation of conscience each environmental. The methodology used and the bibliographic research. The approach is also on the abiotic resources, the forests located along the water courses desempenhadoras of important hydrological functions, including: "protection of the riparian zone", filtering sediments and nutrients , control the supply of nutrients and chemicals, control erosion bluffs of the channels and control of temperature change of the aquatic ecosystem (LIMA, 1989). THIS IS commendable, therefore the concern of any entity , school or groups organized in the sense of seeking information, with the aim to preserve and recover the Riparian forests. Thus, the teaching of geography must allow the students a critical analysis of reality; in this way, you have a awareness on the responsibilities, rights and social duties, with the intention of actually making the student agent of change desirable for society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
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