Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6237
Título: | Expectativas maternas e alfabetização : confluências e divergências |
Autor(es): | Sousa, Elisângela Batista de |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Lar e escola Educação de crianças Letramento Crianças - desenvolvimento Alfabetização |
Data de apresentação: | 15-Jul-2013 |
Data de publicação: | 4-Out-2013 |
Referência: | SOUSA, Elisângela Batista de. Expectativas maternas e alfabetização: confluências e divergências. 2013. v, 27 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A alfabetização é uma importante etapa na vida do indivíduo, por representar a formalização de uma série de aprendizagens e acumulo de conhecimentos. No sentido mais amplo quer dizer: saber ler e escrever e buscar ser letrada, que é saber interpretar, decodificar o que lhe é apresentado em sua cultura. Para os pais, particularmente as mães, é um momento do desenvolvimento infantil caracterizado por muitas expectativas relacionadas a desempenho. O presente trabalho foi realizado com uma criança de cinco anos de idade, estudante do Jardim II, matriculada em uma escola particular do Distrito Federal identificada pela mãe como atrasada em seu desenvolvimento escolar por ainda não “saber o alfabeto”. Foram realizadas cinco sessões de avaliação e seis intervenções, além de entrevistas com a mãe e professora, com o objetivo de identificar se tal queixa correspondia a alguma dificuldade real ou apenas expectativa da mãe. O acompanhamento realizado evidenciou a dificuldade da mãe ao adotar a filha mais velha como referência para o desenvolvimento do filho e a necessidade de orientações sobre o processo de alfabetização e letramento. Tal abordagem representa uma contribuição relevante para o desenvolvimento afetivo e emocional da criança face à importância da família como contexto favorecedor de tal aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons