Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6229
Título: | O ensino de geografia nas series iniciais |
Autor(es): | Barbosa, Marise da Silva |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Professores de geografia - formação Geografia (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | Dez-2012 |
Data de publicação: | 4-Out-2013 |
Referência: | BARBOSA, Marise da Silva. O ensino de geografia nas series iniciais. 2012. 35 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo verificar o estudo da disciplina de Geografia nas séries iniciais, pressupondo que os professores não possuem formação adequada na disciplina neste nível de ensino. O trabalho embasou-se em uma pesquisa bibliográfica em diversos autores da área de geografia sendo possível verificar que os mesmos chamam atenção para uma qualificação fundamentada na educação continuada do professor. A geografia trabalha com os conceitos de espaço, território, lugar, paisagem, região, natureza, sociedade. Todos devem ser construídos segundo a vivência do cotidiano e do lúdico para auxiliar na aprendizagem do aluno. A pesquisa finalizou-se com a aplicação de uma entrevista a professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, sendo um das séries iniciais da Educação Infantil e o outro do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano). _________________________________________________________________________ ABSTRACT The research aims to determine the study of the discipline of geography in the early grades, as teachers lack adequate training in this discipline level. The basis work at a literature search in various authors in the area of geography and can verify that they call attention to a qualification based on the continuing education of teachers. The geography works with the concepts of space, territory, place, landscape, region, nature, society. Everyone should be constructed according to experience everyday and playful to assist in student learning. The research concluded with the application of an interview the teachers of public schools in the Federal District, one of the series starting from kindergarten and other elementary school I (2nd to 5th year). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons