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Título: A cachaça como identidade cultural
Autor(es): Feitosa, Patrícia Cristina Leite
Orientador(es): Araújo, Wilma Maria Coelho
Assunto: Cachaça
Bebidas - crenças e costumes
Data de apresentação: Abr-2005
Data de publicação: 15-Out-2009
Referência: FEITOSA, Patrícia Cristina Leite. A cachaça como identidade cultural. 2005. 70 f. Monografia (Especialização em Turismo, Cultura e Lazer)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Este trabalho apresenta o conceito e a classificação da cachaça, assim como suas formas de produção, especialmente a forma artesanal. Apresenta a bebida como identidade cultural do povo brasileiro, relacionando-a ao folclore, às festas populares, ao futebol e à religião. Refleti no decorrer do curso, sobre a dificuldade de se encontrar no mercado obras sobre a relação da cachaça com a cultura. A intenção não é chegar perto das grandes obras sobre cachaça, às quais devo o pouco que conheço. O intuito é singelo: tratar os tópicos com a maior objetividade possível, conferindo uma abordagem voltada para a cultura contida na bebida. Identifico a origem e descrevo os rótulos, que são instrumentos de manifestação dos sentimentos que consagram o consumo da cachaça.
Abstract: This work presents the concept and the classification of the white rum, as well as their production forms, especially the craft form. It presents the drink as cultural identity of the Brazilian people, relating them to the folklore, to the popular parties, to the soccer and the religion. I contemplated in elapsing of the course, about the difficulty of finding in the market works about the relationship of the white rum with the culture. The intention is not to arrive close to the great works on white rum, to which I owe the little that I know. The intention is simple: to treat the topics with the largest possible objectivity, checking an approach gone back to the culture contained in the drink. I identify the origin and I describe the labels, that are instruments of manifestation of the feelings that consecrate the consumption of the white rum.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.04.TCC.620
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