Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaMariliadeOliveiraMatos.pdf653,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Terra e trabalho : uma reflexão sobre latifúndio e relações de trabalho no Brasil
Autor(es): Matos, Jéssica Marília de Oliveira
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Trabalhadores rurais
Latifúndio
Reforma agrária
Data de apresentação: 30-Jul-2013
Data de publicação: 1-Out-2013
Referência: MATOS, Jéssica Marília de Oliveira. Terra e trabalho: uma reflexão sobre latifúndio e relações de trabalho no Brasil. 2013. 50 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho objetiva contribuir para o debate da questão agrária, no âmbito da questão social. O Brasil é um dos países com maior concentração fundiária no mundo, por isso é fundamental compreender a formação da América Latina, e como se conformou a questão agrária brasileira. Nesta reflexão são expostos os principais contenciosos sobre a formação do Brasil, no debate entre Caio Prado Júnior e Alberto Passos Guimarães. São apresentados os aspectos determinantes na constituição do latifúndio no país e os mecanismos jurídicos e políticos que contribuíram para que ele se reforçasse ao longo de séculos. É destacada a violência no campo, bem como as lutas de resistência travadas pelo direito a terra. É analisado o período do governo Lula (2003-2010), pelo que representou sua eleição para milhares de trabalhadores que depositaram esperanças em seu governo, e é identificado nesta reflexão como um período de contrarreforma agrária. Por fim, reflete-se sobre as relações de trabalho no campo, na maneira como o regime de propriedade, o latifúndio contribui para a manutenção de relações de trabalho aviltantes no campo. Busca-se suscitar o debate da questão agrária, para que não seja arquivado ou tomado como superado em nosso país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons