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dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorMesquita, Danielle Russel-
dc.identifier.citationMESQUITA, Danielle Russel. A construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental: coerção x cooperação. 2013. 41 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho relata intervenção psicopedagógica em turma do terceiro ano de ensino fundamental 1 de escola pública do Distrito Federal. Insere-se no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional, como trabalho de final de curso. O estágio-intervenção teve como objetivo a construção de ambiente sócio-moral fundado na cooperação, em detrimento da mediação por coerção, visando uma cultura de paz na escola. Fundamentou-se nas teorias psicológicas de, La Taile e Pulino, sobre o processo de construção da moralidade da criança, e de Devries & Zan e Branco & Oliveira sobre a construção de ambientes sócio-morais. O estágio constou de sessões de avaliações psicopedagógicas que indicaram os procedimentos de intervenção mais adequados. Investigou-se, por meio de análise documental do PPP, observação da turma e entrevista semi estruturada com a professora, a relação da professora com seus alunos e a interação entre eles e as percepções de todos sobre o tema. A partir disso, foram propostas sessões de intervenção psicopedagógica, voltadas para a introdução de modificações no ambiente e no processo de mediação das relações em sala de aula. Os resultados mostraram o interesse e comprometimento dos educadores e das crianças na proposta, visando uma práxis intencional que iniciou a construção de ambiente sócio-moral apoiado nos valores construídos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação moralen
dc.subject.keywordDesenvolvimento moralen
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulaen
dc.subject.keywordValores sociaisen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleA construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental : coerção x cooperaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-10-01T11:58:02Z-
dc.date.available2013-10-01T11:58:02Z-
dc.date.issued2013-10-01T11:58:02Z-
dc.date.submitted2013-07-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6186-
dc.language.isoPortuguêsen
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