Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Danielle Russel | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Danielle Russel. A construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental: coerção x cooperação. 2013. 41 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho relata intervenção psicopedagógica em turma do terceiro ano de ensino fundamental 1 de escola pública do Distrito Federal. Insere-se no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional, como trabalho de final de curso. O estágio-intervenção teve como objetivo a construção de ambiente sócio-moral fundado na cooperação, em detrimento da mediação por coerção, visando uma cultura de paz na escola. Fundamentou-se nas teorias psicológicas de, La Taile e Pulino, sobre o processo de construção da moralidade da criança, e de Devries & Zan e Branco & Oliveira sobre a construção de ambientes sócio-morais. O estágio constou de sessões de avaliações psicopedagógicas que indicaram os procedimentos de intervenção mais adequados. Investigou-se, por meio de análise documental do PPP, observação da turma e entrevista semi estruturada com a professora, a relação da professora com seus alunos e a interação entre eles e as percepções de todos sobre o tema. A partir disso, foram propostas sessões de intervenção psicopedagógica, voltadas para a introdução de modificações no ambiente e no processo de mediação das relações em sala de aula. Os resultados mostraram o interesse e comprometimento dos educadores e das crianças na proposta, visando uma práxis intencional que iniciou a construção de ambiente sócio-moral apoiado nos valores construídos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação moral | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento moral | en |
dc.subject.keyword | Ambiente de sala de aula | en |
dc.subject.keyword | Valores sociais | en |
dc.subject.keyword | Psicopedagogia | en |
dc.title | A construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental : coerção x cooperação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-01T11:58:02Z | - |
dc.date.available | 2013-10-01T11:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-01T11:58:02Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6186 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|