Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6170
Título: | Um estudo sobre o brincar de uma criança autista atípica : intervenções psicopedagógicas |
Autor(es): | Ribas, Luana de Melo |
Orientador(es): | Silva, Daniele Nunes Henrique |
Assunto: | Autismo em crianças Brincadeiras Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 27-Set-2013 |
Referência: | RIBAS, Luana de Melo. Um estudo sobre o brincar de uma criança autista atípica: intervenções psicopedagógicas. 2013. 24 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A brincadeira faz parte do desenvolvimento da criança de forma intensa e é uma das principais atividades da idade pré-escolar. É brincando que a criança amplia a interação com seus pares, reconhecendo e explorando sentimentos e estimulando a criatividade. Mas como crianças autistas – com prejuízo na comunicação, na interação social e com comportamentos estereotipados - brincam? Partindo desse interesse investigativo, esse trabalho teve como objetivo analisar o caso de uma criança com autismo atípico, com objetivo de entender o seu brincar. A partir de estudo microgenético, com eleição de episódios de faz de conta, o presente trabalho concluiu que existe, sim, um conteúdo imaginativo importante no brincar da criança analisada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons