Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VandoylsonFerreiraAlves.pdf275,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Oficinas pedagógicas de qualificação profissional como alternativa para minimizar o abandono escolar no centro de ensino fundamental n. 04 na modalidade EJA – segundo segmento de Planaltina, DF.
Autor(es): Alves, Vandoylson Ferreira
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação Profissional e Tecnológica
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Treinamento profissional
Motivação na educação
Evasão escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: ALVES, Vandoylson Ferreira. Oficinas pedagógicas de qualificação profissional como alternativa para minimizar o abandono escolar no centro de ensino fundamental n.04 na modalidade EJA – segundo segmento de Planaltina, DF. 2010. 9 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local visa minimizar o abandono de alunos matriculados no segundo segmento da EJA no Centro de Ensino Fundamental n. 04 de Planaltina no decorrer do ano letivo, sendo essa uma das principais dificuldades enfrentadas pelas escolas do Distrito Federal. O Projeto tráz como proposta o desenvolvimento de oficinas de trabalho paralelas ao aprendizado das disciplinas tradicionais, a modalidade destas foram minuciosamente escolhidas de acordo com estudos e pesquisadas que indicou uma predisposição daquela comunidade foco para as oficinas de marcenaria e carpintaria. Após o reconhecimento e legitimação do Projeto em tela, há a perspectiva de ampliação do mesmo para outras Unidades de Ensino da SEEDF.O trabalho a ser desenvolvido nas oficinas em questão pretende contemplar com bolsa de estudos os alunos com carência material declarada e frequência comprovada, de acordo com o reza e determinada à legislação específica – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6163
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.