Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SheilaOliveiraDujardinBadauy.pdf429,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As implicações da utilização da música nas aulas de língua portuguesa no 2º segmento do EJA
Autor(es): Badauy, Sheila Oliveira Dujardin
Orientador(es): Machado, Maria Margarida
Coorientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua portuguesa - estudo e ensino
Música na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: BADAUY, Sheila Oliveira Dujardin. As implicações da utilização da música nas aulas de língua portuguesa no 2º segmento do EJA. 2010. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2010.
Resumo: A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educação de jovens e adultos, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. Este trabalho desenvolvido na Escola Municipal Roservir Ribeiro de Paiva na cidade de Anápolis-GO, apresenta como objetivo, os principais pontos destacados e vivenciados ao longo do semestre, foi utilizado como metodologia a bibliografia e a pesquisa de campo, pois a princípio foi preciso reunir obras que retratam o tema e logo após visitas para unir a prática e teoria, envolvendo a comunidade escolar. Durante as aulas com a inserção da Música na sala de aula da EJA, percebeu-se que através da música podemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso dos educandos, contribuindo assim para formação integral dos mesmos, afinal, o gosto pela música não depende da idade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6161
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.