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Título: A proposta metodológica no ensino e aprendizagem de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Costa, Selma Regina de Oliveira
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : PNEE
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: COSTA, Selma Regina de Oliveira. A proposta metodológica no ensino e aprendizagem de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: As adaptações curriculares são medidas pedagógicas adotadas em diversos âmbitos: no nível do projeto pedagógico da escola, da sala de aula, das atividades aplicadas ao aluno individualmente. Visam ao atendimento das dificuldades de aprendizagem e das necessidades especiais dos educandos e ao favorecimento de sua escolarização. Consideram os critérios de competência acadêmica dos alunos, tendo como referência o currículo regular e buscam maximizar as suas potencialidades, sem ignorar ou sublevar as limitações que apresentam e suas necessidades especiais. Essas medidas focalizam a diversidade da população escolar e pressupõem que o tratamento diferenciado pode significar, para os alunos que necessitam, igualdade de oportunidades educacionais. Desse modo, buscam promover maior eficácia educativa, na perspectiva da escola para todos. Nessas circunstâncias, constata-se que o aluno poderá ser beneficiado por conteúdos curriculares de caráter mais funcional e prático, na busca de promover-lhe o domínio de conhecimento que lhe permita o exercício de sua cidadania, no nível máximo de suas possibilidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6160
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