Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Castro, Joseleide Pereira de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Joseleide Pereira de. Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade na infância: implicações acadêmicas e emocionais. 2013. 30 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. | en |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem implicações diretas no cotidiano da criança. As questões da escola repercutem na dinâmica familiar e vice- versa, sendo que em longo prazo a inserção social também apresenta-se comprometida. O objetivo deste estudo foi avaliar e intervir junto a um estudante de 10 anos, do quarto ano do ensino fundamental, com queixas de dificuldade de aprendizagem e histórico de repetência escolar. Foram realizadas duas sessões para avaliação e cinco de intervenção psicopedagógica, com duração de 50 minutos cada. O trabalho aconteceu na própria escola, em horário definido junto à professora. Entrevistas com a professora e com a mãe, observações em sala de aula e análise do material escolar complementaram o processo avaliativo. Foi identificado que o estudante apresentava dificuldade de atenção e desinteresse pelas atividades escolares, em função de não conseguir acompanhar a turma. Há questões relacionadas à escrita, mas que por causa das repetências, representam resistência para um trabalho mais direcionado. Nas cinco sessões de intervenção, foi priorizado o uso de atividades lúdicas como recurso de trabalho da motivação para as questões acadêmicas. Os pais e a professora foram orientados sobre a necessidade de acompanhamento psicológico para viabilizar a maior participação da criança em seu processo de escolarização. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Psicopedagogia | en |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | en |
dc.title | Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade na infância : implicações acadêmicas e emocionais | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-26T14:55:31Z | - |
dc.date.available | 2013-09-26T14:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-26T14:55:31Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6147 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|