Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LynnBelemLoureiro.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho do assistente social na equipe profissional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM)
Autor(es): Loureiro, Lynn Belém
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Assistência a menores
Crianças e violência
Serviço social com crianças
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: LOUREIRO, Lynn Belém. O trabalho do assistente social na equipe profissional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). 2013. 108 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo resulta de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o trabalho profissional do assistente social em conjunto com a equipe interdisciplinar no âmbito do Programa de Proteção a Criança e Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM), tendo como cenário o Distrito Federal. Cabe ressaltar ainda que tal programa se insere no contexto de desmonte e degradação dos serviços públicos e da precarização das condições de trabalho dos profissionais, que são reflexos das transformações ocorridas no mundo do trabalho e na relação Estado-sociedade em face da adesão ao projeto neoliberal e expansão do “Terceiro Setor”. No momento em que Estado se exime da responsabilidade no trato da questão social, o “Terceiro Setor” se configura como um espaço sócio-ocupacional para os assistentes sociais. Nesse sentido, como objetivo geral, a pesquisa propõe compreender a atuação dos/as assistentes sociais inseridos no Programa de Proteção a Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM), bem como seus limites, possibilidades e entraves, analisando o exercício profissional de acordo com as atribuições e competências dos/as assistentes sociais inseridos na relação de trabalho multiprofissional, balizados pelas dimensões constitutivas do exercício profissional, que são: teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons