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Título: Construção do número em situações de resolução de problemas : diálogo na sala de aula
Autor(es): Pereira, Mariana Xavier
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Matemática - estudo e ensino
Psicopedagogia
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: PEREIRA, Mariana Xavier. Construção do número em situações de resolução de problemas: diálogo na sala de aula. 2013. 38 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho relata um procedimento psicopedagógico que teve como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a aprendizagem da iniciação à matemática em sala de aula. As atividades psicopedagógicas priorizaram as situações de resolução de problemas que envolviam a lógica do sistema numérico decimal e sua notação. Para isso utilizamos como fundamentação teórica, conceitual e metodológica as propostas de Fávero (2002; 2009); Fávero & Vieira (2004), Fávero & Carneiro Soares (2002), Muniz (2009) e Vergnaud (2009) assim como documentos do Ministério da Educação sobre a EJA. Iniciamos o trabalho pela história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, refletindo sobre a aprendizagem do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento e articulando-a com as teorias sobre a construção do conceito de número, as situações de resolução de problemas e o diálogo na sala de aula. O trabalho relatado foi realizado em uma sala de aula da segunda série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), primeiro segmento, de uma escola pública localizada na região administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal. Participaram doze alunos, oito mulheres e quatro homens, abrangendo a faixa etária de trinta aos cinquenta anos. Os procedimentos psicopedagógicos tiveram como foco a resolução de situações problemas elaboradas a partir de questões cotidianas, tais como: a compra em supermercado, a compra de eletrodoméstico a crédito e outras situações envolvendo a relação entre sistema monetário, quantidade de dinheiro e o valor da compra. No decorrer do desenvolvimento dessas atividades ocorreram novas questões, de modo que se formularam novas situações problemas as quais, através da nossa mediação, levavam às reflexões numéricas para as resoluções que essas novas situações demandavam. Ao longo do trabalho evidenciamos o desenvolvimento cognitivo dos participantes através da maior frequência de tentativas de resoluções das situações propostas assim como da natureza cada vez mais complexa dessas resoluções, tanto do ponto de vista oral como escrito. Observou-se que os participantes desenvolveram novas competências no uso da medida do sistema monetário como instrumento para o desenvolvimento da lógica do sistema numérico e de sua notação. Isso também pode ser observado na natureza das interlocuções entre os participantes, durante as sessões desenvolvidas em sala de aula, tanto sobre as situações problemas como sobre outras situações cotidianas envolvendo o sistema monetário. Desta forma na discussão final desse trabalho salientamos a pertinência do procedimento psicopedagógico que adotamos com adultos do EJA para o desenvolvimento da lógica do sistema numérico decimal e da relação dessa lógica na notação dos algoritmos das quatro operações fundamentais. Finalmente, nas considerações finais tratamos não só de retomar a pertinência referida, cujo foco é a relação entre competências e dificuldades (Fávero, 2002), como também o nosso próprio desenvolvimento profissional no decorrer dessa atividade psicopedagógica, sua sistematização e elaboração escrita deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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