Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SuzanaMariaDosSantos.pdf578,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambiente de aprendizagem : um processo de construção em cooperação
Autor(es): Santos, Suzana Maria dos
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Ambiente de sala de aula
Psicopedagogia
Motivação na educação
Aprendizagem
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: SANTOS, Suzana Maria dos. Ambiente de aprendizagem: um processo de construção em cooperação. 2013. 31 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este é o relatório de um estágio de intervenção, realizado em uma turma de escola pública da Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal, no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, oferecido pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. O trabalho teve por objetivo construir um ambiente de aprendizagem pautado por cooperação e autonomia, visando promover a aprendizagem e o desenvolvimento global dos alunos. O processo de construção dessa intervenção, com sessões de avaliação que serviram de base para a realização de sessões de intervenção psicopedagógica, teve a participação das crianças e, para que este ocorresse de forma significativa, levou-se em conta os seus interesses e contexto de vida, além do currículo. A professora da turma foi entrevistada e participou ativamente da intervenção. Os resultados mostraram o comprometimento dos alunos como co-construtores da organização de uma nova rotina e o estabelecimento de regras de conduta que passaram a sustentar as relações cooperativas e solidárias da turma, e a construção da autonomia de cada aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons