Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6096
Título: | A alfabetização matemática de crianças de cinco anos : em discussão a formação de professores |
Autor(es): | Campos, Ana Carolina Quintilhan |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Educação de crianças Matemática - estudo e ensino Professores de matemática |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 23-Set-2013 |
Referência: | CAMPOS, Ana Carolina Quintilhan. A alfabetização matemática de crianças de cinco anos: em discussão a formação de professores. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Desenvolvemos um trabalho de pesquisa psicopedagógica com duas professoras da Educação Infantil. A intervenção se deu em duas instituições privadas de Educação Infantil, ambas situadas em Brasília. Foram realizadas três sessões de avaliação de competências dos professores e suas atuações frente a seus alunos e duas sessões de intervenção. A pesquisa baseou-se no método de intervenção de Fávero (2001), onde inicialmente se avalia as competências dos sujeitos e posteriormente se procede a intervenção. Cada sessão serve de fundamento para o planejamento da sessão seguinte. Os resultados confirmaram que a prática dessas professoras é influenciada pelas concepções tanto dos pais como da escola. Confirmou-se ainda que as educadoras não possuem uma consciência de sua prática e que necessitam instrumentalizar-se melhor teoricamente. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons