Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6087
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianeLopesAlmeidaRodrigues.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção da contribuição das aulas de educação física na aprendizagem escolar do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Rodrigues, Mariane Lopes Almeida
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 7-Jul-2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: RODRIGUES, Mariane Lopes Almeida. A percepção da contribuição das aulas de educação física na aprendizagem escolar do 1º ano do ensino fundamental. 2013. ix, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Velho-RO, 2013.
Resumo: A Educação Física escolar adquire papel importantíssimo à medida que pode estruturar o ambiente adequado para a criança, oferecendo experiências, proporcionando desenvolvimento motor, bem como as habilidades específicas nas atividades que vierem a ser trabalhadas, resultando como grande auxiliar e promoção para o desenvolvimento humano, através dos jogos, ginásticas e dança. O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições da educação física no desenvolvimento motor do aluno do primeiro ano do ensino fundamental da escola municipal Rio Madeira, em Porto Velho. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como instrumento um questionário aplicado aos professores da escola, bem como a observação do comportamento dos alunos durante as aulas. Como resultado, percebe-se que é de consenso entre os professores a influencia da Educação Física através dos jogos e brincadeiras no sentido de consolidar as estruturas psicomotoras, afetivas e cognitivas. São imprescindíveis na aquisição e desenvolvimento, e na aprendizagem geral dessa fase. Diante disso pode-se concluir que os efeitos motores adquiridos nas aulas de Educação Física favorece um desenvolvimento do aluno na sua formação como um todo. Conforme a estimulação recebida, a criança se desenvolve com ajustes consideráveis. Isto se percebe quando observamos suas atitudes e avanços em sala de sala e na interação com as pessoas. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Physical Education acquires important role as we can structure the environment for the child, offering experience, providing motor development as well as specific skills in activities that may be worked, resulting as a great helper and promoting human development, through games, gymnastics and dance. The present study aimed to analyze the contributions of physical education in the motor development of the student's first year of elementary school school hall Madeira River in Porto Velho. This is a descriptive study that used a questionnaire as a tool applied to school teachers, and observation of student behavior during class. As a result, one realizes that it is a consensus among teachers the influence of physical education through games and activities to consolidate the structures psychomotor, affective and cognitive. Are essential in the acquisition and development, and general learning of this phase. Therefore it can be concluded that the effects engines acquired in Physical Education classes favors a student's development in their training as a whole. As the stimulation received, the child develops with considerable adjustments. This is perceived when we observe their attitudes and advances in living room and interaction with people.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo de Porto Velho-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons