Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaDasGracasDeOliveiraDeAssisRezende.pdf447,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A família como parceira em processo de inclusão escolar
Autor(es): Rezende, Maria das Graças de Oliveira de Assis
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Estudantes deficientes
Crianças deficientes - educação
Lar e escola
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: REZENDE, Maria das Graças de Oliveira de Assis. A família como parceira em processo de inclusão escolar. 2013. [42] f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste no relatório de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. O objetivo do estágio de intervenção foi promover ações que integrassem a família do aluno deficiente à escola. Foi realizado por meio de sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas. Tomou-se como referência teorias no campo da Psicopedagogia, da Educação Inclusiva e documentação oficial sobre a parceria família-escola na educação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de análise documental do projeto Político-Pedagógico da escola e de entrevistas semi-estruturadas com pais dos alunos. A partir das entrevistas, foram detectados as percepções e os problemas que os pais apontavam em relação ao trabalho da escola, o que motivou a pesquisadora a promover reuniões de grupo com esses pais. A intervenção constou da realização de grupos com os pais das crianças para a visualização de documentários e a discussão de temas relacionados às deficiências das crianças, buscando formas de colaboração mútua na educação familiar e escolar. Os grupos ofereceram a oportunidade de unir os pais numa rede de ajuda mútua, que, segundo depoimento deles mesmos, propiciaram que eles não se sentissem mais sozinhos. O resultado mais efetivo foi a construção de um cronograma de reuniões com esses pais, a ser executado durante todo o ano. Foi um trabalho bastante produtivo em termos da articulação teoria/prática, colaborando para a formação da pesquisadora especialista em Psicopedagogia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons