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https://bdm.unb.br/handle/10483/6086
| Título: | A família como parceira em processo de inclusão escolar |
| Autor(es): | Rezende, Maria das Graças de Oliveira de Assis |
| Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
| Assunto: | Estudantes deficientes Crianças deficientes - educação Lar e escola Inclusão escolar |
| Data de apresentação: | 2013 |
| Data de publicação: | 20-Set-2013 |
| Referência: | REZENDE, Maria das Graças de Oliveira de Assis. A família como parceira em processo de inclusão escolar. 2013. [42] f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
| Resumo: | Este trabalho consiste no relatório de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. O objetivo do estágio de intervenção foi promover ações que integrassem a família do aluno deficiente à escola. Foi realizado por meio de sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas. Tomou-se como referência teorias no campo da Psicopedagogia, da Educação Inclusiva e documentação oficial sobre a parceria família-escola na educação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de análise documental do projeto Político-Pedagógico da escola e de entrevistas semi-estruturadas com pais dos alunos. A partir das entrevistas, foram detectados as percepções e os problemas que os pais apontavam em relação ao trabalho da escola, o que motivou a pesquisadora a promover reuniões de grupo com esses pais. A intervenção constou da realização de grupos com os pais das crianças para a visualização de documentários e a discussão de temas relacionados às deficiências das crianças, buscando formas de colaboração mútua na educação familiar e escolar. Os grupos ofereceram a oportunidade de unir os pais numa rede de ajuda mútua, que, segundo depoimento deles mesmos, propiciaram que eles não se sentissem mais sozinhos. O resultado mais efetivo foi a construção de um cronograma de reuniões com esses pais, a ser executado durante todo o ano. Foi um trabalho bastante produtivo em termos da articulação teoria/prática, colaborando para a formação da pesquisadora especialista em Psicopedagogia. |
| Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
| Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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